Um caso surpreendeu os pesquisadores australianos e foi publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psyachiatry. Trata-se de uma australiana de 35 anos que estava encaixotando a mudança de um parente e acabou sendo internada por dias, com danos nos músculos e nervos da perna, que segundo os médicos, a culpa seria do jeans apertado que estava usando.
Após o resultado, os especialistas alertam sobre os perigos de se usar jeans bastante apertados, mais conhecidos como o modelo skinny.
O caso em perigo decorreu-se por conta da australiana ter passado horas agachada, esvaziando armários. No meio do dia, ela sentiu que sua calça estava extremamente apertada e, quando estava a caminho de casa para tirá-la, caiu e não conseguiu mais se levantar. Seus pés estavam dormentes e ela teve de ser levada ao hospital. Chegando lá, suas pernas e tornozelos estavam severamente inchados, tanto que seu jeans precisou ser cortado.
Os médicos perceberam que havia um dano no nervo entre a panturrilha e os pés da paciente, e a diagnosticaram com Síndrome Compartimental. Eles disseram que o problema foi agravado por seu jeans justo.
Segundo eles, essa síndrome é extremamente dolorosa e pode ter consequências sérias, ligadas ao inchaço excessivo ou a possíveis problemas de sangramento nos músculos.
Dormência
Qualquer tipo de compressão na área da panturrilha, segundo os pesquisadores australianos, pode apertar o nervo e causar danos, que levam a sintomas como fraqueza, dormência ou dor na região.
No caso da mulher australiana, o fato de ela ter passado muito tempo agachada deve ter comprimido seus nervos das pernas e, quando o inchaço começou, o jeans apertado agravou a situação. Ela precisou tomar medicação intravenosa para reduzir o inchaço e só conseguiu andar novamente depois de quatro dias.
O caso foi detalhado no estudo chamado Fashion victim: rhabdomyolysis and tibial neuropathies as a result of squatting in ‘skinny jeans' ('vítima da moda : rabdomiólise e neuropatias tibiais como resultado de se agachar usando um jeans skinny').
A região da panturrilha não é a única que pode ser afetada por calças apertadas. Outros casos já haviam sido reportados de pacientes que tiveram problemas de ardência e dormência nas coxas, também por causa de jeans skinny.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições