Uso excessivo de ar-condicionado pode causar olho seco

Uso excessivo de ar-condicionado pode causar olho seco

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 9:07

O uso excessivo do ar-condicionado, mais comum quando as temperaturas estão altas, pode dobrar o risco de olho seco, que leva a outras doenças oftalmológicas. Os principais sintomas são vermelhidão, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, na última semana o número de pacientes com sintomas de olho seco dobrou.

O excesso de refrigeração em um lugar fechado torna o ar muito seco e até quem tem produção normal de lágrima pode sentir algum desconforto ocular, afirma Queiroz Neto.

Para prevenir, a recomendação é evitar o consumo de carne bovina, gorduras e carboidratos, de acordo com Queiroz Neto. “O primeiro passo para melhorar a lubrificação dos olhos é beber 2 litros de água ao dia”, afirma o médico.

A alimentação também deve incluir as fontes de ácidos graxos encontrados na semente de linhaça, óleo de peixes e amêndoas, além de frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A e E, segundo o médico.

Ainda segundo o médico, ao usar o computador, o ideal é fazer pausas de cinco minutos a cada hora de trabalho e piscar voluntariamente.

veja também