MENU

Saúde

Vacina contra meningite tipo B chega ao Brasil

Método preventivo está disponível por enquanto apenas na rede particular

Fonte: Guiame, com informações de Viva BemAtualizado: quinta-feira, 18 de junho de 2015 15:52
Vacina contra Meningite tipo B
Vacina contra Meningite tipo B

Chegou ao Brasil há pouco menos de um mês, a vacina contra Meningite tipo B. A doença, que era tratada somente com antibióticos, é mais rara que as do tipo A e C, mas evolui mais rápido e tem alto índice de mortalidade. As doses só estão disponíveis na rede particular por enquanto.

As reações a vacina são, gerealmente, febre e um pouco de dor.

O Meningococo B é um dos principais causadores de Meningite no mundo, correspondendo a 30% dos cerca de 2500 casos de Meningite bacteriana registados no Brasil. No ano passado, foram registrados 146 casos em todo o país.

Os tipos A, B e C da doença são transimitidas pela saliva, até por meio de tosse e espirro, mesmo em pequenas quantidades, e os sintomas são dor de cabeça, febre, náusea, vômito, manchas na pele e rigidez na nuca. O paciente geralmente não consegue encostar o queixo no peito. O diagnóstico é feito pela punção de líquido da medula óssea.

Após a autorização da Anvisa sobre a entrada de um novo medicamento no Brasil, um comitê de regulação formado por diversos órgãos do governo brasileiro estabelece um preço para comercialização. O da vacina contra Meningite Tipo B foi fixado em R$ 340, mas nas clínicas e consultórios a dose da vacina custa em média R$ 600.

Crianças de dois a seis meses precisam tomar três doses e as demais apenas duas.

Já há grupos nas redes sociais pedindo a disponibilização da vacina pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os tipos A e C já possuem vacinas disponíveis na rede pública.

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições