Vacina que previne doenças em bebês está em falta

Vacina que previne doenças em bebês está em falta

Atualizado: Segunda-feira, 24 Agosto de 2009 as 12

Uma vacina que não faz parte do calendário de vacinação das crianças, mas que é encontrada na rede pública está em falta no país. A prevenar ajuda a prevenir doenças respiratórias nos bebês. Quem não consegue a dose de graça tem que pagar caro.

No Paraná, desde junho, Fábio Luiz Godinho procura pela vacina para o filho, Josué. A prevenar é fornecida de graça a bebês com saúde frágil e também a prematuros para prevenir doenças respiratórias. Josué, de 6 meses, deveria tomar a terceira dose nesta segunda-feira, 24 de agosto. "Ele não tomou nem a segunda, está em falta", diz o pai.

O problema atinge todo o país. Em um hospital de Fortaleza, 80 crianças deixam de receber a vacina a cada mês.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que a vacina é produzida no exterior e a falta se deve a mudanças no processo de compra. A promessa é que a prevenar esteja disponível no sistema público de saúde até o início de setembro.

No Sul, a preocupação é ainda maior, porque a vacina faltou justamente na época mais fria do ano, quando as crianças ficam mais vulneráveis a doenças respiratórias.

A vacina existe nas clínicas particulares, mas custa caro. Mônica Lopes da Silva pagou R$ 270 pela primeira dose, que foi dada à filha dela, Beatriz.

veja também