Vacinação contra gripe vai incluir crianças e gestantes

Vacinação contra gripe vai incluir crianças e gestantes

Atualizado: Sexta-feira, 18 Março de 2011 as 9:05

Começa no próximo dia 25 de abril a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até o dia 13 de maio e irá proteger contra três tipos de vírus, inclusive o H1N1, conhecido como "gripe suína".

Além dos idosos e indígenas, que sempre foram alvo da imunização, o Ministério da Saúde decidiu incluir permanentemente entre o público-alvo trabalhadores de saúde, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos dois anos de idade (os dois grupos haviam sido incluídos excepcionalmente na vacinação contra o H1N1 no ano passado).

De acordo com Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, a ampliação do foco da campanha foi decidida com base nos dados sobre as hospitalizações por influenza: em 2009, 19% dos internados eram crianças e, entre as mulheres em idade fértil, 47% estavam grávidas.

A estimativa do governo é imunizar de 24 milhões a 30 milhões de pessoas. Cada uma deve tomar uma dose, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).

A vacina foi comprada do Instituto Butantan, ao custo de R$ 229 milhões. A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo.

veja também