As vacinas contra a gripe começam a ser aplicadas nesta segunda-feira (11) no grupo de risco da Grande São Paulo. Podem ser vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos (a partir de 60 anos), gestantes e indígenas.
A vacinação poderá ser feita nos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Na a capital, o atendimento nas UBS/AMAs Integradas se estenderá aos sábados, no mesmo horário.
Esta é a segunda etapa de 2016 do calendário de imunização contra o influenza, vírus causador da gripe. Na última semana, a vacina foi oferecida aos profissionais da rede de saúde da capital e da região metropolitana. A partir da próxima segunda-feira (18), pessoas com doenças crônicas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias também começam a receber a vacina.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a vacina — produzida pelo Instituto Butantan — não causa gripe, pois ela é composta apenas por partículas de vírus mortos.
Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias depois da vacinação, o que não causa contraindicação.
A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B. O Brasil já registra 71 mortes por complicações pelo vírus da gripe A (H1N1) em 2016, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (4). Deste total, 55 ocorreram em São Paulo.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições