Várias tarefas ao mesmo tempo, cuidado com o estresse

Várias tarefas ao mesmo tempo, cuidado com o estresse

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 9:48

O estresse no trabalho, também conhecido como estresse ocupacional, pode ser definido como um dano físico associado à respostas emocionais inapropriadas, que ocorrem quando as exigências do trabalho não correspondem às capacidades, recursos e necessidades do trabalhador.O termo multitarefa surgiu  a partir da capacidade dos computadores de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. A multitarefa, ao contrário do que muitos imaginam, pode  tornar as pessoas menos produtivas e mais estressadas.

Para realizar multitarefas o cérébro utiliza uma área específica, chamada de córtex pré-frontal, a qual controla a nossa capacidade de priorizar e realizar várias tarefas ao mesmo tempo.Devemos considerar que não costumamos nos lembrar tão bem das coisas quando tentamos realizar várias tarefas simultaneamente. Quando a nossa mente está focada em vários assuntos, não conseguimos dar a atenção necessária as novas informações, as quais acabam não entrando em nosso "depósito de memória".

O resultado final deste processo pode ser uma perda da produtividade, ou ainda, uma menor efetividade das diversas tarefas que são realizadas ao mesmo tempo. Além disso, com o passar do tempo, os "multitarefeiros" podem desenvolver sintomas de estresse, como irritabilidade, fadiga, dificuldade em iniciar ou manter o sono, entre outras. Outra característica típica destes indivíduos, pode ser a desorganização em relação às suas atividades laborativas.

Para as pessoas que realizam multitarefas diariamente, temos algumas sugestões:

- Reserve um momento do seu dia para realizar tarefas únicas e prioritárias;

- As tarefas mais importantes devem ser concluídas antes de você inciar outras de menor significância.Tal fato evita a perda de efetividade em relação às atividades que são prioritárias;

- Procure relaxar várias vezes (durante alguns poucos minutos), em  repetidos intervalos ao longo do seu dia de trabalho;

- Pratique regularmente exercícios físicos.    

veja também