Veja como evitar câimbras no verão

Veja como evitar câimbras no verão

Atualizado: Quinta-feira, 30 Janeiro de 2014 as 10:55

O verão é uma estação quente, mas também alegre. É agradável para praticar atividades físicas, tomar sol e se refrescar nas águas do mar ou piscina. A parte chata da estação, é que no verão as chances de se ter câimbras são grandes, devido a desidratação e má circulação.

De acordo com o fisiologista do esporte do Hospital do Coração, Diego Leite de Barros,  é no verão que as câimbras aumentam. “Isso acontece porque no calor transpiramos mais e desidratamos facilmente, além de água, neste processo há perda de sais minerais”, afirma ele.

caimbrasSaiba como evitar o desconforte e aproveitar a estação.

A dica é seguir um cardápio balanceado e dar uma atenção especial à ingestão de frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Outras maneiras de prevenção inclui a hidratação, principalmente antes, durante e depois da atividade física. “Quem se exercita de forma intensa e regular pode recorrer aos isotônicos ricos em sais minerais. Para quem pega mais leve, a água já é suficiente para repor a quantidade de líquido perdida”, completa.
 
Na hora da câimbra
 
Segundo o fisiologista, para atenuar a dor da câimbra o indicado é fazer massagem na área afetada em movimento circulares. “Isso promove o relaxamento da musculatura, aliviando a dor”, esclarece Barros.
 
Se as câimbras acontecerem nas pernas, outra dica do especialista é ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos. “Se não conseguir ficar em pé, o melhor é sentar, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos”, ensina.
 
Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também