Vida saudável - Cinco atitudes que garantem o fim dos maus hábitos

Vida saudável - Cinco atitudes que garantem o fim dos maus hábitos

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

Uma pesquisa feita em São Paulo e Porto Alegre revelou que apenas 7% das pessoas realmente acreditam ter uma vida saudável. Mesmo sabendo que certos hábitos, como comer mal, beber e fumar, além de estar acima do peso, aumentam a chance de doenças sérias, os entrevistados disseram que vivem assim em razão de não conseguir se livrar de velhos hábitos. Um exemplo é que uma em cada dez pessoas que começam a praticar uma atividade física desiste em menos de seis meses de prática. Para quem deseja parar de fumar, a história se repete. Aproximadamente 70% dos fumantes com intenção de parar, não conseguem.

Cientistas apostam em sete simples atitudes eficientes para mudar os maus hábitos de vida em busca de melhorias para a saúde.

Não demore para tomar uma decisão

Normalmente, as pessoas ficam imaginando as perdas ao fazer uma escolha. Ao dar "asas" para os prejuízos, a força de vontade acaba desaparecendo. Existem pessoas que desistem de começar a fazer exercícios, por exemplo, só de lembrar que por causa disso terá que acordar mais cedo. Uma outra pesquisa nos mostra exatamente o contrário: depois de colocar em prática a decisão tomada, percebe-se que os pontos negativos se tornam bem menores do que o imaginado.

Dê "crédito" aos ganhos

Você resolveu mudar seus hábitos alimentares, o que significa parar de comer frituras e doces. A pergunta normalmente é: "Como se vive sem isso?" Em vez de ficar pensando no que irá perder, calcule os ganhos. Terá uma pele mais saudável, perderá alguns quilos, a disposição e a auto-estima aumentarão, entre muitos outros benefícios.

Cometa pequenos deslizes sem culpa

Esta atitude é uma continuação da anterior. Se, por exemplo, você fez uma viajem e comeu bastante, ou em uma semana super corrida deixou de fazer sua caminhada, não faça disso uma razão para achar que nunca irá conseguir. Com a agitação do dia-a-dia cada vez maior, de vez em quando é preciso sair um pouco da rotina de vida saudável. Muito rigor só irá aumentar o seu desânimo, levando a um descontrole total.

Leve em consideração as suas emoções

Quando passamos por um momento difícil em nossas vidas, o desejo de ter uma nova rotina para atenuar as turbulências se torna maior. Porém, temos que agir com precaução. Só conseguimos realmente mudar algo em nosso dia-a-dia quando estamos bem emocionalmente.

Se conheça melhor

Não queira mudar seu corpo só por causa do comentário de alguém que disse que você está acima do peso ou precisa ganhar músculos. Você tem sempre que buscar o auto-conhecimento e descobrir o que realmente anda errado com você e com sua rotina. Tentar mudar nossa rotina em prol do que os outros vão achar, tem praticamente certa a chance de se tornar um fracasso. Não devemos nos desviar de nossos objetivos, por mais que seja extremamente difícil alcançá-los.

Postado por: Claudia Moraes

veja também