Videogame na fase adulta ajuda a relaxar

Videogame na fase adulta ajuda a relaxar

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 10:37

Jogar videogame é coisa de criança? Sim e não. Trocar ideias, conhecimentos, experiências e opiniões fazem parte do papel de uma mãe na vida de um filho. Imagine passar uma tarde de folga jogando, ou chegar à noite em casa e se divertir com ele? Um momento só de vocês, para se conhecerem melhor e fortalecerem a relação.

Além disso, o raciocínio rápido e a busca imediata a cada fase do jogo podem ajudar tanto um adulto quanto um pequeno.

Os jogos auxiliam ambos a desenvolverem habilidades que podem ser utilizadas no dia a dia. "Você também consegue passar uma imagem de companheirismo e de que se importa em participar daquilo que é importante para ele", afirma Ricardo Melo, consultor em desenvolvimento humano, de Belo Horizonte.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para, inclusive, ensinar algumas coisas ao seu filho. Segundo Melo, é nesse momento que você vai ajudá-la a lidar com a frustração quando perder, auxiliá-lo a superar desafios típicos de cada fase e ter um maior controle do conteúdo de cada jogo.

Depois de um dia agitado, em vez de chegar em casa  e apenas fazer as tarefas domésticas, pare por um tempinho e jogue com seu filho. Você vai perceber a espontaneidade e o prazer de passar mais tempo com ele. As crianças, por sua vez, aprendem as lições que você tem para mostrar em momentos específicos dos jogos. "É uma lembrança saudável para ambos", destaca Melo.

O consultor ainda afirma que, quando os pais convivem mais tempo se divertindo com seus filhos, criam um laço maior de intimidade e afinidade, o que também favorece a educação dos pequenos.

O videogame pode ser muito mais do que um jogo. É um momento para que vocês se entendam, se conheçam e aprendam um com o outro. Além disso, quando você era menor provavelmente gostava de jogar e, mais ainda, se sua mãe estava com você, não é mesmo?

A brincadeira fica muito mais divertida tanto para você quanto para o seu filho. Ele vai querer te ensinar técnicas e você vai ajudá-lo observando e conversando. Isso tudo em meio a muitas risadas.

Dessa forma, você estimula o aprendizado, a criatividade, a imaginação e a coordenação motora. Também pode ser uma maneira dos pequenos expressarem seus pensamentos e sentimentos. E você também ganha. O videogame distrai, aproveitando aquele momento para aliviar suas tensões e curtir os jogos.

Então, não perca tempo. Quando chegar em casa, convide seu filho para uma partida. Ele vai adorar compartilhar isso com você. Te ensinar e aprender. Essa brincadeira vai fortalecer ainda mais a relação. E ele vai descobrir que você pode ser uma ótima parceira.

veja também