Videogames podem reduzir depressão entre os idosos

Videogames podem reduzir depressão entre os idosos

Atualizado: Terça-feira, 2 Março de 2010 as 12

O uso regular de videogames que exigem movimentos corporais do jogador pode ajudar a reduzir a depressão em idosos, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA. De acordo com os autores, as atividades físicas - incluindo às exigidas por esses jogos eletrônicos - podem melhorar a depressão, principalmente entre os mais velhos, mas menos de 5% dos idosos conseguem cumprir as recomendações de atividades físicas.

A análise de 19 pessoas com idades entre 63 e 94 anos com depressão subsindrômica - mais comum do que depressão maior nos idosos, e associada a sofrimento substancial e incapacidade funcional - indicou que aqueles que brincavam com jogos como tênis, boliche, golfe ou boxe no videogame Nintendo Wii em sessões de 35 minutos, três vezes por semana, tinham uma redução significativa nos sintomas de depressão.  

"Mais de um terço dos participantes tiveram redução de 50% ou mais nos sintomas depressivos", comentou o pesquisador Dilip V. Jeste, em artigo publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry. "Muitos tiveram uma melhora significativa em sua qualidade de vida relacionada com a saúde mental e um estímulo cognitivo aumentado", concluiu.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também