Visão pode detectar esquizofrenia, diz estudo

Visão pode detectar esquizofrenia, diz estudo

Atualizado: Segunda-feira, 5 Novembro de 2012 as 12:30

Estudo comprova que os olhos ajudam a detectar esquizofrenia, um distúrbio psicótico caracterizado por perda de afetividade e da personalidade, alucinações e delírios de perseguição.

O estudo foi publicado pela Biological Psychiatry, na quarta-feira (30), onde 98% dos testes de olhar tiveram precisão em distinguir pessoas com e sem esquizofrenia.

Segundo pesquisadores e especialistas, esse estudo pode ajudar a identificar o diagnóstico da doença. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Aberdeen (Grã-Bretanha), agora investigam se isso pode servir para que o tratamento dos sintomas seja feito com mais rapidez.

A pesquisa usou diversos testes, nos quais era pedido que voluntários acompanhassem com os olhos objetos que se moviam lentamente. 

Pediram também para que observassem uma variedade de cenas do dia a dia e que mantivessem o olhar fixo sobre um alvo parado.  "As pessoas com esquizofrenia têm déficits já bem documentados na habilidade de acompanhar com os olhos objetos em movimento lento", explica 

 

Benson, em comunicado da universidade. "Seu movimento dos olhos tende a não acompanhar o objeto a princípio, e depois fazê-lo usando movimentos rápidos dos olhos."

O teste de cenas do dia a dia mostrou que "portadores de esquizofrenia têm um padrão anormal (de observação)", diz ele. No último teste, de fixar-se em um objeto parado, esses portadores "têm dificuldades em manter um olhar fixo".

A equipe de Benson e St Clair realizou seu estudo com 88 pacientes diagnosticados com esquizofrenia e 88 pessoas em um grupo de controle.

 

Com informações de UOL

veja também