Visitantes poderão passar por orelha gigante inflável, no Dia da Audição

Visitantes poderão passar por orelha gigante inflável, no Dia da Audição

Atualizado: Sexta-feira, 6 Novembro de 2009 as 12

O Dia da Audição é comemorado em 10 de novembro e, como parte das celebrações, a Sociedade Brasileira de Otologia promove, por meio da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, o "Tour pela Audição".

O evento será entre os dias 7 e 10 de novembro, na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP) com o objetivo de mostrar como funciona o ouvido humano e os perigos que som alto e outros barulhos podem trazer à audição. Em 2010, o evento será itinerante e passará por outras cidades brasileiras.

Como será o Tour

Dentro de uma orelha gigante inflável, as pessoas vão seguir por um corredor que reproduz o canal auditivo. Ao entrar por este tubo, todas as partes que formam o ouvido interno estarão representadas em sequência, com textos explicativos e vídeos mostrando exatamente o lugar onde a pessoa está.

Nas paredes do ouvido interno, pequenos textos explicarão algumas das funcionalidades e características de um dos mais importantes órgãos do corpo humano. O inovador é que as pessoas poderão tocar e conhecer partes como martelo, bigorna (os menores ossos do corpo), saber por que a cera é importante e ver onde termina o ouvido, no gigante caracol chamado cóclea.

Após conhecer o ouvido por dentro, otorrinolaringologistas medirão os aparelhos de jovens que estejam ouvindo música colocando seus fones de ouvido em um Decibelímetro (aparelho que mede a intensidade sonora). Acima de 85db é extremamente prejudicial à saúde auditiva das pessoas e pode levar, em exposições assíduas, à perda auditiva.

Após as medições, os médicos vão construir um banco de dados e ver o perfil dos jovens que utilizam esses aparelhos. O resultado da pesquisa será divulgada pela imprensa.

Serviço:

Tour pela Audição

Quando: de 7 a 10 de novembro de 2009

Horário: 9h às 17h

Local: Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP)

Informações: (11) 3542-0472 / 5264

www.saudeauditiva.org.br/novo_site/popup.html

www.saudeauditiva.org.br

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também