Vitamina C para prevenir a gota

Vitamina C para prevenir a gota

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 3

A ingestão suplementar de vitamina C parece ter um efeito benéfico na prevenção da gota, revela um estudo da Universidade de British Columbia, no Canadá. De acordo com a pesquisa, publicada pela revista Archives of Internal Medicine, o consumo de mais de 1500 mg de vitamina C por dia reduz em 45% a probabilidade de desenvolver a doença.

A pesquisa envolveu cerca de 47 mil homens com mais de 40 anos, sem qualquer quado clínico de gota. Durante 20 anos, 1317 apresentaram sintomas. Aqueles que tomaram 1500 mg tiveram menos 45% de possibilidades de ter a doença, em comparação com os que não chegavam a ter uma dose diária de 250 mg. Neste patamar de consumo, a diminuição do risco de desenvolver a patologia era de 17%. Os que ingeriram entre 1000 e 1500 mg por dia tinham um risco 34% inferior, quando comparadas com o grupo que não tomava suplemento.

Para Hyon K. Choi, responsável pelo estudo, a vitamina C pode afetar a reabsorção do ácido úrico pelos rins, ampliando a velocidade de trabalho destes órgãos, protegendo contra a inflamação e reduzindo assim o risco de desenvolver gota.

veja também