Vitaminas ajudam a inibir o câncer, diz estudo

Vitaminas ajudam a inibir o câncer, diz estudo

Atualizado: Quarta-feira, 24 Outubro de 2012 as 1:17

 

remédios comprimidos vitaminasSuplementos vitamínicos geralmente fazem nos lembrar de nutricionistas, dietas e exercícios físicos. Segundo um estudo americano que acompanha durante 10 anos mais de 15 mil homens, suplementos vitamínicos podem reduzir o aparecimento de câncer.

Os homens que participaram do estudo tinham idade igual ou superior a de 50 anos. Foram divididos em dois grupos: um deles tomava placebos e enquanto isso, o outro ingeria um comprimido multivitamínico por dia. Após análise, o grupo que ingeriu os suplementos vitamínicos apresentou uma quantidade 8% menor do que a do outro grupo. O câncer de próstata foi o único, por enquanto, que não recebeu variação alguma com o estudo.

De acordo com o estudo, a redução dos níveis de câncer apresentada no estudo mostra que uma combinação de vitaminas e sais minerais, como a contida no multivitamínico, pode ser de grande importância para a prevenção do câncer. “O papel de uma estratégia de prevenção de câncer focada na alimentação, como consumo de frutas e verduras, continua sendo promissor, mas ainda não é comprovado, dada a inconsistência das evidências", disseram os autores.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Multivitamins in the Prevention of Cancer in Men - The Physicians' Health Study II Randomized Controlled Trial

Onde foi divulgada: Periódico Journal of the American Medical Association

Quem fez: J. Michael Gaziano; Howard D. Sesso; William G. Christen; Vadim Bubes; Joanne P. Smith; Jean MacFadyen; Miriam Schvartz; JoAnn E. Manson; Robert J. Glynn; Julie E. Buring

Dados de amostragem: 14.641 homens americanos com mais de 50 anos

Resultado: O grupo que ingeriu um comprimido multivitamínico por dia durante dez anos apresentou uma redução de 8% nos casos de câncer, em comparação com o grupo de controle, que ingeriu placebos.

 

Com informações de Veja

veja também