Você sabe para que servem os minerais na alimentação?

Você sabe para que servem os minerais na alimentação?

Atualizado: Segunda-feira, 28 Abril de 2008 as 12

Cálcio, magnésio e selênio costumam fazer parte da lista de composição nutricional de muitos alimentos. Que a deficiência deles causa prejuízos ao organismo, todos nós podemos supor. Mas, exatamente qual é a função desses minerais e em que alimentos podem ser encontrados? Se você não sabe responder a essa pergunta, fique atento às dicas da Dra. Marília de Campos Fernandes, nutricionista especializada em Saúde Pública e Nutrição Esportiva.

Cálcio: Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares.

Reduz sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Promove o bom humor. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Onde encontrar: Leite e iogurte desnatados, queijos magros, leite de soja enriquecido.

Magnésio: Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.

Onde encontrar: Soja e derivados (leite, suco, tofu), tomate, caju, peixes, espinafre, arroz integral, aveia e cereais fortificados, nozes e castanhas.

Selênio: Alguns estudos sugerem que este mineral anti-oxidante tem grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.  

Onde encontrar: Castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. 

veja também