Você sabe quais as funções da Vitamina A?

Você sabe quais as funções da Vitamina A?

Atualizado: Quinta-feira, 14 Julho de 2011 as 9:06

A vitamina A é um micronutriente com função antioxidante; ela fixa-se aos chamados radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas. Ainda tem importância na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas.

A vitamina A desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.

Benefícios da vitamina A

Capacidade antioxidante, combatendo radicais livres;

Manutenção de um bom funcionamento do sistema imunológico, além de ajudar a combater infecções;

Ajuda na manutenção de uma boa visão.

Deficiência de vitamina A

Cegueira noturna;

Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira;

Inflamação da pele (dermatite);

Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário;

Risco de infecções e morte.

Fonte de vitamina A

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Dose diária recomendada: 1 mg ou 5.000 UI

Muitos especialistas recomendam o uso combinado de vitamina A e betacaroteno para manter ótimos níveis de vitamina A e evitar intoxicação. O betacaroteno é o precursor da vitamina A – ele é convertido em vitamina A pelo corpo, porém sem o risco de intoxicação.

Cuidado com o excesso de vitamina A

O excesso de vitamina A, uma situação frequente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clinicas desagradáveis e até perigosas.

A intoxicação por vitamina A poder ser aguda ou crônica. A ingestão prolongada de 30 mg/dia de retinol, durante 6 meses ou mais, provoca intoxicações.

Sintomas do Excesso de vitamina A

Dor de cabeça;

Ressecamento da pele com fissuras;

Perda de cabelos;

Aumento do baço e fígado;

Aumento dos ossos e dor nas juntas.

fonte: Beleza e Saúde

veja também