MENU

Saúde

Você sabe se possui algum tipo de alergia?

Você sabe se possui algum tipo de alergia?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Como está a sua saúde? Quer saber se possui algum tipo de alergia? Então, pense e responda:

1 - Nos últimos seis meses, você apresentou sintomas como espirros, coriza e obstrução nasal, sem que estivesse resfriado?

2 - Os sintomas nasais vieram acompanhados de olhos lacrimejantes e irritados?

3 - Observou secreções nasais purulentas acompanhadas de dores de cabeça nos últimos 12 meses?

4 - Você teve chiados no peito sem que estivesse resfriado neste período?

5 - Sentiu falta de ar associada a um chiado no peito ao respirar?

- Se você respondeu "sim" às perguntas 1 e 2, você possui sintomas respiratórios possivelmente associados à rinite alérgica;

- Se você respondeu "sim", à pergunta 3, você pode ser portador de sinusite;

- Se você respondeu "sim" às perguntas 4 e 5, você pode ser portador de asma;

Lembrando que esse teste possui apenas caráter indicativo. A certeza somente será obtida através de uma consulta médica.

Será alergia ou resfriado?

Às vezes é difícil saber diferenciar a alergia do resfriado, afinal, sintomas característicos dos resfriados como espirros, nariz entupido, coceiras nos olhos e garganta também podem ser sinais de alergias.

A diferença é que os resfriados são causados por vírus e, depois de alguns dias, os sintomas desaparecem, ao contrário das alergias, que vão e vêm com bastante freqüência, devido à exposição a agentes alérgenos, que estão presentes nos ambientes que freqüentamos.

A alergia mais comum é a rinite, caracterizada pela inflamação nasal, que gera os famosos espirros e coriza. Já a asma é uma inflamação crônica que leva à obstrução das vias respiratórias. No caso da sinusite, a inflamação da mucosa nasal causa dor e sensação de pressão na região do rosto.

A melhor forma de melhorar a qualidade de vida e evitar as alergias é impedir que os aeroalérgenos sejam inalados. Após uma consulta médica, produtos como purificadores de ar, capas anti-ácaro e kits anti-mofos podem auxiliar.

Postado por: Claudia Moraes

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições