Você tem mau hálito?

Você tem mau hálito?

Atualizado: Quarta-feira, 25 Junho de 2008 as 12

A halitose, ou mau hálito, é um problemas realmente desagradável, que pode gerar problemas nos relacionamentos profissionais e pessoais, além de acabar com a auto-estima. Quem tem mau hálito sente-se constrangido na hora falar de perto, de beijar, orar por outra pessoa....

Pesquisas recentes indicam que o mau hálito atinge cerca de 30%  da população brasileira, o que totaliza 57 milhões de pessoas com o desagradável "bafinho". Mas engana-se quem pensa que esse é um problema exclusivo de quem tem cáries ou alguma doença nas gengivas.

Segundo o periodontista Dr. Gilvan Spada, a halitose não é uma doença e sim, um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. "Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% dos casos, é de origem bucal", afirma. "O mau hálito pode ser de origem fisiológica, como hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas etc.; ter razões locais, como má-higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua e/ou amígdalas, baixa produção de saliva, doenças da gengiva; ou mesmo razões sistêmicas, como  diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros.

Na dúvida, o melhor é procurar um especialista e eliminar de vez o problema!

veja também