1ª edição do TourFilm Brazil premiou os melhores filmes de turismo

1ª edição do TourFilm Brazil premiou os melhores filmes de turismo

Atualizado: Segunda-feira, 10 Maio de 2010 as 10:29

Foi realizada na noite deste sábado, 8 de maio, a cerimônia de premiação do TourFilm Brazil - Festival de Filmes de Turismo, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O evento, em sua primeira edição recebeu 280 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participaram do evento que mostrou as mais belas imagens turísticas do mundo..

Em uma cerimônia clássica os vencedores foram anunciados e premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze. O grande vencedor do festival - ganhador do Grand Prix Brasil - recebeu a Arara vermelha e está automaticamente selecionado para concorrer, no Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.

Para o diretor do TourFilm Brazil, Jorge Oro, "a premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional".

Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça, julgou e escolheu os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello e Cláudio Magnavita.

As categorias mais concorridas foram as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.

"Para o Brasil, além da promoção turística internacional, o festival representa uma oportunidade de intercâmbio na área de publicidade e propaganda e de produção audiovisual", completa Oro.

Doze categorias foram premiadas no TourFilm Brazil:

* Na categoria Destinos turísticos a arara de ouro foi para o filme Santiago é Grande (Espanha), que apresenta tudo o que a cidade de Santiago tem para oferecer aos visitantes, a arara de prata para o filme Uganda, Friends of the Gorila (EUA) e a arara de bronze para Ruhr 2010 (Alemanha), que apresenta espetaculares imagens mostrando a rica variedade de instalações industriais no Vale do Ruhr e seus habitantes, com destaque para a música e agitação emocional.

* Na categoria natureza e ecologia a arara de ouro foi para o filme Aqüífero Guarani (Brasil), que abordou o principal manancial de água doce da América do Sul, a arara de prata para o filme Lust for Life (Holanda) e a arara de bronze para Rio Uruguai das Nuvens às Corredeiras (Brasil), apresenta um levantamento da bacia do Rio Uruguai, retratando desde as nascentes entre as nuvens da Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.

* Na categoria hotelaria a arara de ouro foi para o filme 5000 anos de turismo (Brasil), a arara de prata para o filme Spirit hotel (Hungria), que traz imagens convidativas para a busca do equilíbrio entre a água, terra, fogo, ar e espírito, relacionadas com as cinco estrelas do Hotel e Spa Spirit, e a arara de bronze para Sofitel (Portugal), que apresenta com imagens luxuosas todos as acomodações do hotel.

* Na categoria Gastronomia a arara de ouro foi para o filme da Abrasel, Campanha Brasil Sabor (Brasil), a arara de prata para o filme Campanha Brasil Sensacional (Brasil), que apresenta uma seleção de imagens que mostram a diversidade turística do Brasil, passando por praias, florestas, resorts e ícones do turismo internacional. E a arara de bronze para Moqueca, só capixaba, o resto é peixada (Brasil), que usando como pano de fundo o carro chefe a Moqueca Capixaba, o documentário apresenta a história do Espírito Santo.

* Na categoria Pessoas, culturas e tradições a arara de ouro foi para o filme SPTuris (Brasil), um filme que mostra belas cenas da cidade de São Paulo. Pessoas com traços diferentes apresentam a cidade e a sua diversidade étnica e cultural, mostrando que ali o publico vai encontrar um pedacinho de cada lugar do Brasil. Entre as cenas que mostram o dia a dia da cidade funcionando e os seus atrativos, como monumentos, restaurantes, teatros e parques, personagens abrem os braços e fazem gestos convidando as pessoas a visitarem esta grande metrópole. A arara de prata foi para o filme Maullin, El Valle de lluvias copiosas (Chile), que conta a história social e ambiental do Rio Maullin e suas margens. E a arara de bronze foi para O Fio da História (Brasil), um curta-documentário que resgata histórias das primeiras indústrias têxteis de Santa Catarina e a importância do papel da mulher para o setor.

* Na categoria turismo religioso a arara de ouro foi para o filme My Cross (Portugal), que tem como pano de fundo a Festa das Cruzes, realizada todos os anos em Barcelos, em Portugal, mas tem como objetivo promover o turismo religioso. A arara de prata foi para o filme Semana Santa em Ouro Preto (Brasil).

* Na categoria parques temáticos a arara de ouro foi para o filme Presente y futuro Del Parque Nacional Del Chicamocha (Colômbia), a arara de prata para o filme Unipraias (Brasil) e a arara de bronze para Férias Inesquecíveis (Brasil).

* Na categoria transportes para turismo a arara de ouro foi para o filme Galapagos Odyssey Yacht (Equador), que apresenta os catamarans Galápagos como a melhor opção para visitar as ilhas Galápagos. A arara de prata ficou com o filme Taxi Driver (Polônia).

* Na categoria Animação/3D a arara de ouro foi para o filme Minhocando pelo mundo (Brasil), produzido em Florianópolis, a arara de prata para o filme Poland – Polish Cities (Polônia), no qual uma bela garota leva os telespectadores para uma viagem nas maiores cidades polacas, mostrando toda a infraestrutura, os mais famosos monumentos e edifícios modernos, em Varsóvia, Cracóvia, Gdansk, Katowice e Lodz. E a arara de bronze foi para Eagle Walk Tirol 3D (Áustria).

* Na categoria Filmes sobre o Brasil a arara de ouro foi para o filme O Encontro/O mergulho (Brasil), que apresenta Santa Catarina e sua história, com imagens incríveis da geografia do estado, relacionadas ao Costão do Santinho Resort. A arara de prata para o filme Campanha - Prepare-se para vir ao Brasil (Brasil) e a arara de bronze para Setur – Abav (Brasil).

* Na categoria especial Filmes sobre Santa Catarina a arara de ouro foi para o filme Serra Catarinense, um paraíso nas quatro estações do ano (Brasil), que mostra que a serra catarinense é um destino turístico, um paraíso, nas quatro estações do ano, a arara de prata para o filme Abraço (Brasil), que mostra diversos segmentos econômicos do Estado pedindo a vinda dos turistas e ao mesmo tempo com um gesto de "abraço", agradecendo a solidariedade dos brasileiros. E a arara de bronze foi para o filme WTTC (Brasil).

* Na categoria Turismo e eventos a arara de ouro foi para o filme Rio de Janeiro - Eventos de Sucesso (Brasil), que apresenta os pontos turísticos e da infraestrutura da cidade, através de personalidades da cidade com destaques nas áreas de música, culinária, médica, cinema e entretenimento. A arara de prata para o filme Poland – New Dimensions Of Business (Polônia) e a arara de bronze para Jujuy Congresos y Eventos (Argentina).

* E o grande vencedor, que irá concorrer ao Grand Prix em Viena, na Áustria, ganhador da Arara Vermelha, foi o filme Santiago é grande (Espanha), um filme comercial, que vem recebendo críticas positivas de todos os setores e que vem sendo utilizado para divulgar a cidade de Santiago.

Além disso, como em todos os festivais, foram premiadas outras nove categorias específicas. Esses filmes também estão automaticamente selecionados para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.

Confira a listagem abaixo:

* Na categoria melhor spot comercial a arara de ouro foi para o filme What´s Next (EUA).

* Na categoria melhor filme de divulgação a arara de ouro foi para o filme Frederic 2010 (Polônia).

* Na categoria melhor documentário a arara de ouro foi para a produção Africa's Lost Éden (EUA).

* Na categoria melhor fotografia o prêmio arara de ouro foi para o filme Cádiz, ES singular, ES plural (Espanha).

* Já na categoria melhor música Sto. Domingo, Capital de La Cultura (Rep. Dominicana) recebeu a arara de ouro.

* Na categoria melhor roteiro o vencedor foi Asset Vídeo (EUA).

* Na categoria filme mais inovador quem levou a arara de ouro foi para o filme Extremadura 3d (Espanha).

* Na categoria melhores efeitos visuais a arara de ouro foi para o filme Christimas Miracle in Riga  (LATVIA).

* E na categoria Raça Atamimanica dois filmes receberam a arara de ouro, Eli Heil, criadora e criatura (Brasil) e Brasil doce lar (Brasil).

"O Brasil merece ter uma nova visão perante o mundo, Florianópolis merece um evento deste porte por estar inserida em uma nova cultura, em uma forma de pensar e demonstrar suas belezas e Santa Catarina por ser um Estado arrojado abraça o TourFilm Brazil mostrando que é possível pensar um turismo diferente", afirmou Jorge Oro.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, em diversas oportunidades ressaltou que a grandiosidade de um festival como esse não se reflete apenas nas imagens maravilhosas exibidas nas telas do TourFilm Brazil. "O que pudemos observar foi que cada vez mais cultura e turismo caminham lado a lado e não podem ser desassociadas. Esse evento constrói uma nova fase para o turismo no Estado e até no país, impulsionado pelas produções exibidas", afirma. "O TourFilm Brazil traz bagagem para aprendermos o que está sendo feito de melhor no mundo, e qualificando nossas produções, elevando cada vez mais o que é veiculado não só sobre o que é feito em Santa Catarina, mas sim no Brasil", completou Walendowsky.

E a segunda edição do TourFilm Brazil está confirmada para maio de 2011, em Florianópolis. Em breve será lançada toda a pré-programação e calendário para inscrições. O TourFilm Brazil foi realizado pelo ICEL - Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo. O evento contou ainda com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior.

veja também