10 passeios para um bate-e-volta perto de SP

10 passeios para um bate-e-volta perto de SP

Atualizado: Quinta-feira, 2 Setembro de 2010 as 10:46

Boituva

Distância: a 117 quilômetros de São Paulo

Você não precisa ser nenhum 007 para despencar do céu em Boituva. No salto duplo, o paraquedista iniciante fica atado ao instrutor e pode curtir quase um minuto de queda livre, a 200 km/h, além dos 5 minutos de suave descida com o paraquedas aberto. Prefere um voo mais tranquilo? No passeio de balão, o visitante flutua vagarosamente durante 1h, num percurso de 4 km.  

Bragança Paulista e Joanópolis

Distância: a 90 quilômetros de São Paulo

Quem visita Bragança Paulista tem um compromisso certo: experimentar a famosa linguiça da cidade, feita com pernil de porco e especiarias. O passeio pode ser esticado até Joanópolis, a "Capital do Lobisomem", a 45 km. Chegando lá, pule a história do homem-lobo e vá direto para a cachoeira dos Pretos [foto], uma bela sequência de quedas-d'água a 18 km do Centro.  

Guarujá

Distância: a 86 quilômetros de São Paulo

Roteiro para quem não quer apenas praia. Pela manhã (só aos domingos), faça um passeio de micro-ônibus pelas principais atrações da cidade, como o forte da Barra Grande. Depois de comer uma porção de marisco lambelambe no Rufino´s, Dalmo Bárbaro ou no Joca, siga prestigiando o tema "pescados" e passe a tarde no Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul.

Se a idéia for só descansar, nos resorts Sofitel Jequitimar e Casa Grande dá para passar o dia fazendo massagens relaxantes ou tomando drinques na beira da piscina, em grande estilo. Para fazer uma refeição à altura, reserve uma das disputadas mesas do estrelado Les Épices, cujo cardápio tem pratos inventivos apoiados na culinária francesa.   

Riviera de São Lourenço (Bertioga)

Distância: a 118 quilômetros de São Paulo

É difícil sofrer de tédio na Riviera de São Lourenço, cuja infra-estrutura inclui um shopping com pista de boliche. Mas o passatempo oficial é mesmo a praia, que, para delírio dos surfistas, forma ondas constantes. Com cardápio focado em pescados, o restaurante Gaiana é uma boa dica para o almoço. Especializado em pizzas, o vizinho Maremonti serve feijoada no almoço de sábado.   

Santana de Parnaíba

Distância: a 41 quilômetros de São Paulo

Conhecer o Centro Histórico de Santana de Parnaíba não dura mais do que uma manhã. Tempo suficiente para se encantar com os casarões dos séculos 17 e 19 e visitar a igreja de Nossa Senhora Sant'Ana e a Casa do Anhanguera, local onde teria nascido o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva. Após o tour, a pedida é o bufê de pratos caipiras do São Paulo Antigo ou as receitas árabes do Abujamra.  

Santo Antônio do Pinhal

Distância: a 179 quilômetros de São Paulo

O passeio começa no Jardim dos Pinhais, parque com jardins temáticos. Perto dali, as trutas fresquinhas do restaurante e pesqueiro Arco-Íris entretêm a família toda, assim como o ótimo café colonial da Fazenda Renópolis. Não saia da cidade sem provar o sorvete de iogurte com amarena da Eisland, nem comprar um licor de figo n´A Bodega.

Santos

Distância: a 80 quilômetros de São Paulo

O passado cafeeiro de Santos pode ser desvendado através de uma caminhada pelo Centro. Um bom ponto de  partida é o Prédio da Bolsa do Café, com cafeteria que serve expressos e drinques requintados. Siga andando até o Santuário Santo Antonio do Valongo e o Conjunto do Carmo. Ao lado da prefeitura, o Café Carioca serve um afamado pastel. O passeio de bonde pela região é boa opção para o fim de tarde.  

São Sebastião

Distância: a 206 quilômetros de São Paulo

Quem sai bem cedo de Sampa consegue chegar às 10h no Tuim Parque, no sertão da Barra do Una. O lugar tem passeios de caiaque, arvorismo e trilha para uma cachoeira. Em 3h é possível fazer duas dessas atividades. Para o almoço, o Manacá, em Camburi, prepara as melhores receitas de pescados do litoral paulista. A praia de Camburizinho é o lugar ideal para curtir um fim de tarde.  

Serra Negra

Distância: a 143 quilômetros de São Paulo

Aproveite que o estrelado Sr. Bacalhau só abre aos fins de semana e reserve o almoço por aqui. O cardápio tem ótimas versões do bacalhau Gadus morhua, trazido da Islândia. O hit da casa é a altíssima posta assada, servida com batatas e brócolis. Para queimar as calorias depois da comilança, vale bater perna para ver as vitrines de malhas e artigos de couro da rua Coronel Pedro Penteado.  

Vinhedo

Distância: a 81 quilômetros de São Paulo

Completa tradução de um dia divertido e cheio de adrenalina, o Hopi Hari é um dos maiores parques temáticos do país. Às margens da rodovia dos Bandeirantes e a menos de 1h da capital, conta com mais de 30 atrações radicais, empolgantes e, por que não, assustadoras. Como os pequeninos também têm vez por aqui, esbaldam-se em brinquedos feitos só para eles - mas, nem por isso, menos emocionantes.

veja também