18 de maio: Dia Internacional dos Museus

Data será celebrada com 430 atividades em 70 museus pelo país

Fonte: Guiame, com informações de ObservadorAtualizado: segunda-feira, 18 de maio de 2015 17:00
Data terá programação especial
Data terá programação especial

Comemora-se nesta segunda-feira (18), o Dia Internacional dos Museus. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.

Responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade, vão apresentar hoje com 430 atividades, entre concertos, visitas guiadas e ateliês, em 70 museus do país, coordenados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Nesta ano, a data será dedicada para contribuir com os espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável.

“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O programa integra anualmente espetáculos de teatro, música e dança, palestras, maratonas de leitura e ateliês para crianças, entre outras iniciativas.

O diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, declarou à agência Lusa que o objetivo é refletir sobre “em que media os museus, conservando, expondo, dialogando com as suas coleções, contribuem para uma maior consciencialização para preservar, encontrar um equilíbrio com o meio ambiente e qual a resposta que cada um deve dar às transformações que nos rodeiam”.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições