5 lugares para andar de bicicleta em São Paulo

5 lugares para andar de bicicleta em São Paulo

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 4:38

Ciclista habituado a pedalar por trilhas em todo o Brasil, o gerente de produto Daniel Calmazini é daqueles que gosta de conhecer os lugares em cima de duas rodas e faz do hábito uma técnica para espairecer.

Pedimos ao aventureiro, que anda de bicicleta a qualquer hora do dia, noite e até da madrugada, para indicar seus lugares favoritos para pedalar em São Paulo.

Bom passeio!

Parque do Ibirapuera – Aberto diariamente das 5h a meia-noite

"Dá para descansar nas áreas de sombra à beira do lago e reabastecer a garrafinha de água em um dos muitos bebedouros espalhados pelo parque. Ao pedalar é preciso cautela, porque na ciclovia também andam adultos e crianças." Dica: uma boa ideia é pegar a trilha de terra que segue depois da ciclovia demarcada no asfalto.

Parque Villa lobos – Aberto diariamente das 6 às 18h

"Menos arborizado que o Ibirapuera, o parque tem uma ciclovia bem sinalizada e exclusiva para quem pedala." Dica: o terreno do parque é plano e isso é um estímulo para quem quer começar a pedalar.

Ciclovia Marginal – Aberta diariamente das 6 às 18h

"A pista é exclusiva para andar de bike e só isso já vale o pedal. É preciso um bom preparo físico porque o trajeto tem quase 15 km." Dica: é importante abastecer a garrafinha com água antes de começar a pedalar, os únicos acessos de entrada são pela estação Vila Olímpia e pela Avenida Miguel Yunes.

Ciclofaixa - Aberta aos domingos das 7h às 14h

"Tem boa infraestrutura, bares de lanches ao longo do trajeto e lugar para guardar a bicicleta com segurança. Os carros têm acesso proibido, já que as bikes passam por uma faixa inteira das avenidas. O percurso segue pelas ruas que ligam o Parque do Povo, o Parque das Bicicletas – pois é, existe um Parque das Bicicletas em São Paulo – e vai até o Parque do Ibirapuera." Dica: um diferencial da Ciclofaixa é poder parar ao longo do trajeto para descansar tomando um açaí ou um suco. Além disso, dá para ir de parque em parque sem pegar trânsito de carro.

Avenida Paulista – É permitido andar de bicicleta durante os finais de semana

"Pedalar na Paulista exige um pouco de ousadia e coragem, já que é preciso transitar entre os carros. Mas é justamente isso que torna a aventura mais emocionante. É bacana parar no Conjunto Nacional para almoçar ou caminhar um pouco pela avenida. Você pode deixar a bicicleta no estacionamento de bikes, desde que faça um cadastro apresentando um documento de identificação e um comprovante de residência." Dica: O cansaço bateu? Pegue um atalho nas estações de metrô até seu destino final. Aos sábados é permitido entrar nas estações levando a bicicleta das 14h até uma hora da manhã. Aos domingos e feriados durante todo o período de funcionamento do metrô, das 4h40 até a meia-noite.

veja também