A grande festa da gastronomia

A grande festa da gastronomia

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 8:33

Se Paris é uma festa, expressão celebrizada por Hemingway, a França inteira vai acompanhar o ritmo e cair na balada gastronômica no próximo dia 23. É o dia da primeira Fête de la Gastronomie, com eventos em todo o país para fazer aquilo que os gauleses mais gostam: comer e beber.

Mas por que um acontecimento específico como esse se o tema recorrente do francês são os prazeres da mesa? É uma comemoração, dizem orgulhosos, ao reconhecimento da Unesco à prática alimentar da França como “patrimônio cultural imaterial da humanidade”. A decisão, anunciada em novembro do ano passado, indica que a gastronomia francesa “se reveste de uma prática social costumeira destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos sociais”.

Então, talheres e taças a postos! Embora concentrada no dia 23, a festa se estenderá do dia 19 ao 24 próximos em quase todos os recantos da França, com natural predominância em cidades como Paris, Lyon, Avignon, Nîmes ou Valence.

Cozinheiros famosos estarão nas ruas preparando pratos de sua criação, ocorrendo também cursos rápidos de cozinha, degustações temáticas de vinhos, visitas a mercados, promoções em restaurantes durante a semana (duas pessoas pagam apenas o preço de uma refeição) e, claro, como é bem do estilo francês, muitos debates a respeito dentro do percurso “Culture et Gourmandise”.

Serão cinco encontros em restaurantes importantes de Paris para conversações literárias e gourmandes a partir de obras de escritores que valorizaram as artes da mesa. Esses debates, sob a coordenação de Michèle Villemur, jornalista e autora de 16 obras gastronômicas, irão ocorrer de 15h às 19h nos históricos restaurantes Le Procope, Taillevent, Chez Prunier, Sensing (antigo Chez Dominique) e Les Ambassades.

Frédéric Lefèbvre, secretário de Estado responsável pela festa, disse que “será um momento de encontro onde os chefs e os franceses irão às ruas com seus pratos e panelas, com seus produtos e menus ou simplesmente com seus talheres e pratos”. Os penetras na festa, isto é, os turistas, serão bem recebidos, garantiu o funcionário. Com seus talheres e pratos.

veja também