Abav-SP capacita guias de turismo pensando na Copa de 2014

Abav-SP capacita guias de turismo pensando na Copa de 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

A Abav-SP (Associação Brasileira das Agências de Viagens de São Paulo) e o Centro Paulo Souza se uniram para promover a capacitação de guias de turismo do estado. O objetivo é certificar profissionais que já têm experiência no mercado, mas não estão oficialmente preparados para atuar no setor.

"O guia de turismo é a única profissão dentro do turismo que é regulamentada e por isso exige certificação. No entanto, há muitos profissionais que atuam no mercado sem essa formação técnica, apesar de já terem total conhecimento e experiência na área. Hoje existem em São Paulo apenas 1.300 guias certificados", diz o presidente da Abav-SP, Edmar Bull.

O processo de certificação vai acontecer na sede da Abav, em São Paulo, onde alguns profissionais receberão treinamento sobre ética, códigos de conduta, formas de atuação, questões legais e outros temas. "Vamos focar em assuntos relacionados a comportamento e a conhecimento técnico, já que esses guias possuem experiência no mercado. A idéia é enriquecer suas aptidões. É servir como complemento. Queremos profissionalizar o setor e preparar esses profissionais para os grandes eventos que vão acontecer no Brasil e em São Paulo nos próximos anos, especialmente a Copa de 2014", acrescenta o presidente da Abav-SP.

Agências e operadoras terão papel fundamental neste processo. Segundo Edmar Bull, são elas que vão referendar o guia de turismo e indicar quem deve ser priorizado no projeto de capacitação. "Essas empresas já têm sua equipe de guia de turismo formada e por isso podem sugerir alguns nomes para o treinamento", explica.

A primeira reunião para estreitar as premissas do projeto aconteceu na última segunda-feira, na sede da Abav, em São Paulo. Participaram do evento o presidente da Abav-SP, Edmar Bull, o gerente executivo da Abav-SP, Shigeru Tamura, a coordenadora de Cursos da Abav-SP, Raquel Patti, a coordenadora de Projeto de Certificação dos Guias de Turismo do Centro Paulo Souza, Esmeralda Serpa, a professora de Legislação do Centro Paulo Souza, Kely Rocha e representantes de três agências de viagens: Terra Nobre, Check Point e Pomptur.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições