Aéreas dizem ter equipe suficiente para atender demanda de fim de ano

Aéreas dizem ter equipe suficiente para atender demanda de fim de ano

Atualizado: Segunda-feira, 6 Dezembro de 2010 as 1:23

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tornou pública hoje, em sua página na internet, a programação de horas de voo e da disponibilidade das tripulações para o mês de dezembro nas seis maiores companhias aéreas brasileiras: TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca e Trip. Os dados foram informados pelas companhias aéreas ao órgão regulador e indicam que as empresas mantêm equipes suficientes para realizar os voos programados respeitando a carga horária prevista pela Lei do Aeronauta.

Segundo a lei, os tripulantes de aeronaves a jato devem cumprir no máximo 85 horas de voo mensais e 230 horas de voo por trimestre. A tabela abaixo foi elaborada considerando a carga horária disponível dos tripulantes por tipo de aeronave e inclui, além dos voos regulares, também os voos charter (atrelados a pacotes turísticos) e de fretamento.

A Anac também concluiu a auditoria realizada por seus inspetores no centro de operações da TAM, em São Paulo. A Agência constatou que a companhia mantém tripulação em número suficiente para realizar todos os voos programados, inclusive fretamentos e charters, como constava das declarações anteriores da companhia ao órgão regulador. A empresa também demonstrou estar cumprindo a Lei do Aeronauta com relação aos limites de horas voadas pelos tripulantes.

veja também