Aeroporto de Brasília distribui Guia Viaje Legal

Aeroporto de Brasília distribui Guia Viaje Legal

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2011 as 1:58

Evite imprevistos e surpresas desagradáveis nas férias. Consulte o guia Viaje Legal do MTur (Ministério do Turismo), conheça seus direitos e tenha uma viagem tranquila. O material, com dicas sobre como evitar, a quem procurar e o que fazer em caso de problemas durante a viagem, foi distribuído, na última quinta-feira, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

A professora de música Tatiana Lobo, que aguardava um voo para o Rio de Janeiro (RJ), pegou seu exemplar. “Eu acho importante as pessoas saberem seus direitos para ficarem mais tranquilas e poderem reclamar”, ressaltou.

Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos, Rosiane Rockenbach, a ideia é informar e conscientizar o consumidor. “O guia traz informações para a organização de uma viagem segura, dicas sobre como evitar a frustração de algum serviço não atendido e, ainda, orienta o consumidor sobre quem procurar e o que fazer em caso do direito lesado”, disse Rockenbach.

Nos próximos dias, o material estará disponível no balcão da Infraero dos aeroportos das 27 capitais brasileiras e nos Centros de Atendimento ao Turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Entre as dicas oferecidas pelo guia, está a importância da contratação de prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo – cadastrados no MTur. Para consultar, basta acessar o site do Cadastur – www.cadastur.turismo.gov.br. O guia informa também quais são os direitos do consumidor em caso de atraso ou cancelamento de voos.

O projeto Viaje Legal começou, em 2010, com a criação do site www.viajelegal.turismo.gov.br. Este ano, começa com a edição do guia de bolso impresso com dicas de viagem para o turista. A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Universa e apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas).

veja também