Aeroporto de Fortaleza é o 4º em eficiência

Aeroporto de Fortaleza é o 4º em eficiência

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 1

O Aeroporto Internacional Pinto Martins foi considerado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o quarto mais eficiente do País, na retaguarda apenas dos terminais aeroportuários de Congonhas (São Paulo), Curitiba e Brasília.

O ranking, apontado no Diário Oficial da União, foi calculado com base em parâmetros internacionais de desempenho, que levam em conta fatores como o número de embarques e desembarques, além do volume de cargas dividido pelos custos operacionais.

Chamado de WLU (sigla para a expressão inglesa ´work load units´), o indicador mede o potencial econômico de cada aeroporto. Segundo o índice, quanto maior o volume de passageiros e cargas e menores os custos, melhor o resultado.

Conforme a Anac, o aeropor to de Fortaleza tem como meta de eficiência a melhoria de 10,5% nos resultados desses itens até o ano de 2012. O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é o que mais necessita melhorar o desempenho, precisando de 30,7% de incrementos na performance econômica; enquanto o de Brasília registra os melhores dados, devendo ampliar os serviços em apenas 7,4%. O levantamento considera apenas os terminais aeroportuários de maior porte do País, pertencentes à categoria 1, estabelecida pela Agência.

Conforme a Anac, aqueles que apresentarem as menores metas de eficiência poderão, consequentemente, aplicar o aumento completo nas tarifas aeroportuárias. A partir de 2013, a Anac passará a usar o critério de eficiência para estabelecer esses valores.

"Qualidade não é medida"

De acordo com nota publicada, ontem, pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), as metas de eficiência estabelecidas pela pesquisa não são uma avaliação da qualidade dos serv iços prestados, mas de resultados financeiros obtidos pelos aeroportos.

Crescimento

Levando-se em conta os critérios abordados pelo levantamento da Anac, o Pinto Martins tem mostrado bons dados.

Conforme a Infraero, no ano passado, o aeroporto registrou um incremento de 20,4% na movimentação de passageiros ante 2009, acumulando, entre janeiro e dezembro, mais de 5 milhões de pessoas utilizando os serviço, marca histórica para o Ceará.

A previsão para janeiro deste ano segue o otimismo de 2010. Segundo a Infraero, a expectativa é de que 550 mil pessoas tenham passado pelo aeroporto de Fortaleza no primeiro mês de 2011, representando um crescimento de 10% em relação à igual época de 2010.

Meta

10,5 é o percentual que precisa ser incrementado na relação entre movimentação de passageiros e cargas com os custos das operações do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

veja também