Alcinópolis: um recanto a ser descoberto no Mato Grosso do Sul

Alcinópolis: um recanto a ser descoberto no Mato Grosso do Sul

Atualizado: Quarta-feira, 10 Fevereiro de 2010 as 12

No title Localizada a 364 quilômetros de Campo Grande, Alcinópolis é um destino turístico pouco conhecido. Cidade pequena, mas repleta de encantos, especialmente para os amantes de ecoturismo, ela é um dos recantos mais intocados do Brasil. A estrutura para receber turistas ainda é precária, mas as belezas compensam a visita.

Considerada a capital da arte rupestre no Mato Grosso do Sul, Alcinópolis tem como atrações inúmeras grutas, cânions, pinturas rupestres, animais silvestres e paisagens exuberantes.

A pouca fama da cidade se deve também à sua juventude. Alcinópolis começou a ser povoada em 1975 e somente em 1992 conseguiu sua emancipação do município de Coxim.

Conheça os lugares imperdíveis que essa bela cidade tem a oferecer. O ideal é estar de carro porque grande parte das atrações não está perto do centro de Alcinópolis.

Monumento Natural Serra do Bom Jardim

Fica a 50 quilômetros de Alcinópolis e ocupa uma área de 5.600 hectares. A fauna local é rica e visitantes podem observar veados, tamanduás, aves e outras espécies. No local, o ecoturismo pode assumir diversas formas: cavalgadas, caminhadas, trilhas, esportes radicais, entre outros.

Morro da Tigela

Cartão-postal da região, está situado a 25 quilômetros da cidade. Ali não fica apenas o Morro da Tigela. Trata-se de um complexo de morros (há também o do Chapéu), integrando um passeio inesquecível. É possível fazer safári fotográfico, com aparição de vários animais e aves do cerrado.

Sítio Arqueológico Serra do Barro Branco

Possui nascentes nos entornos, cavernas com inscrições de milhares de anos atrás, paisagens naturais, além de uma enorme riqueza vegetal. Uma das atrações é a observação de aves raras. Fica a nove quilômetros de Alcinópolis.

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

A 38 quilômetros de Alcinópolis, o parque ocupa uma área de 26.800 hectares. Sua maior atração é o Cânion do Engano, com formas e desenhos que desafiam a imaginação dos visitantes. Por ser de difícil acesso, a mata na região é intocada. Para completar, a paisagem é formada, ainda, por cachoeiras, vales, paredões, ninhais de araras e grandes pássaros.  

Sítio Arqueológico Gruta do Pitoco

Localizada a 12 quilômetros de Alcinópolis, a Gruta do Pitoco é conhecida por ter misteriosas passagens subterrâneas que levam a várias pinturas rupestres. Vestígios dos antigos habitantes, que datam de até 11 mil anos, estão em vários cantos da serra ao redor.

Sítio Arqueológico Arco de Pedra

Rico em inscrições de baixo relevo, o Arco de Pedra fica a 14 quilômetros de Alcinópolis. Entre as atrações estão pés esculpidos nas paredes e mensagens ainda indecifradas deixadas pelo homem pré-histórico.

Casa de Pedra

Fica dentro da fazenda Turmalina, a 14 quilômetros da cidade e a 400 metros da sede da fazenda. Para chegar a ela, é preciso pegar a estrada da serra do Bom Sucesso.

Salto da Macaúba ou Bocaiúva

Vale a pena percorrer os 18 quilômetros que separam o salto de Alcinópolis. A queda tem quase 25 metros de altura, uma paisagem belíssima e uma piscina natural irresistível. Outras atividades praticadas no local são caminhadas ecológicas e rapel.

Salto do Bonito

Uma das atrações mais distantes do centro da cidade, fica a 48 quilômetros. A recompensa são cerca de 50 metros de queda d´água, caindo diretamente na floresta. No local, há mirantes para que os visitantes apreciem a paisagem natural, além de observatórios naturais de espécies raras. Outras atividades comuns por lá são rapel, alpinismo, trilha e observação de pássaros.  

Salto do Limeira

A 20 quilômetros de Alcinópolis, as quedas d’água no Salto da Limeira dividem a atenção dos visitantes com as intrigantes cavernas e sinais de pinturas rupestres no seu entorno. Por lá é possível encontrar desenhos naturais esculpidos pelo tempo nas rochas. Entre as opções de passeios e atividades estão rapel, alpinismo, escalada, trilha e visitas aos sítios.

Serra do Bom Sucesso

Localizada dentro da fazenda da Matinha, a 14 quilômetros de Alcinópolis. Lá há opções de caminhadas, trilhas, rapel e contemplação, principalmente, de plantas raras.  

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares

Trata-se de mais uma sítio arqueológico do município, com inúmeras inscrições rupestres (pinturas e inscrições de baixo relevo) que datam de dois mil a 11 mil anos. Fica a 40 quilômetros da cidade.

Onde ficar

Hotel Dormitório Bernardes

(67) 3260-1151

Hotel Campos Verdes

(67) 3260-1274

Há, ainda, hospedagem em algumas fazendas locais, como a São Bento e a Harmonia.

Informações ao turista

(67) 3260 -1739

Por Fernanda Castello Branco

veja também