Alcobaça (BA)

Alcobaça (BA)

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

A cidade de Alcobaça está a 832 km de Salvador, possuindo 19.840 mil habitantes. A paisagem recortada pelo mar, rios e um extenso manguezal, além da beleza, proporciona uma fartura de camarões, siris, gaiamuns, pitus, ostras e uma grande variedade de peixes, que fazem a festa da culinária típica regional.

O solo fértil serve de abrigo a uma infinidade de árvores frutíferas, entre cajueiros, mangueiras, pés de pitanga, carambolas, maracujás, abacaxis, acerolas, mamões e cajás, além de vastos coqueirais. Em meio às lembranças das primeiras expedições colonizadoras dos portugueses, retratadas no Centro Histórico da cidade, reduto das construções do século XIX – como a Matriz de São Bernardo, padroeiro local, a Cacimba do Conselho e os sobrados da rua Pedro Muniz e Senador Melgaço -, Alcobaça guarda também os segredos dos tesouros que corsários franceses enterraram em seu litoral séculos atrás. Sua zona rural abriga, até hoje, casas de fazenda e de farinha em pleno funcionamento.

As ruas arborizadas, com suas casinhas enfileiradas, a tranquilidade que reina à beira mar, o clima tropical e os muitos quilômetros de praias ainda inexploradas garantem uma estada relaxante e cheia de atrações nessa cidade, que é um dos portões de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Atrações Turísticas

A cidade de Alcobaça é visitada anualmente por milhares de turistas oriundos principalmente dos Estados vizinhos de Minas Gerais e Espírito Santo, mas também de Goiás e Distrito Federal.

O turismo de veraneio em Alcobaça tem como base as belas praias da região e a proximidade da cidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Praias

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça

Praia de Alcobaça

Praia de Iansã

Praia do Coqueiro

Praia do Farol

Praia de Zeloris

Como Chegar

De Carro

A partir de Salvador, seguir pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 que leva a Alcobaça.

De Ônibus

Os ônibus saem do Terminal Rodoviário de Salvador para Alcobaça, com a empresa Àguia Branca. Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.

Rodoviário Intermunicipal: Via BR-101, Itabuna, Itapemirim, Eunápolis, Itamaraju. Duração da Viagem: 16h. Empresa: Águia Branca

veja também