Anac anuncia plano para evitar CAOS aéreo de fim do ano

Anac anuncia plano para evitar CAOS aéreo de fim do ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Como antecipado pelo chefe da assessoria de comunicação social da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Gerson Bonani, durante o Congresso do Festival do Turismo de Gramado, no último dia 20, hoje foi realizada uma reunião entre órgão do setor e seis das principais companhias áreas brasileiras. Entre os assuntos debatidos, um plano de contingência para tentar conter o caos aéreo no fim do ano em 11 aeroportos do País.

Entre as decisões apresentadas estão proibição de overbooking e endosso entre companhias, ou seja, caso o voo de uma atrase mais de três horas, o passageiro terá direito de embarcar em outra que vá fazer o mesmo trajeto, sem custos adicionais. As regras valem para o período de 1ª de dezembro a 31 de janeiro.

As empresas também terão que manter aeronaves reservas principalmente nos eixos Rio, São Paulo, e Brasília. Com relação às aeronaves reservas, a TAM anunciou que vai disponibilizar cinco, a Webjet duas, a GOL quatro, a Azul uma, a Trip quatro e a Avianca mais uma.

De acordo com a presidente da Anac, Solange Vieira, cada empresa apresentará o seu plano de contingência. "O que diferencia o plano de contingência de 2010 do de 2009 é a criação de uma sala de coordenação nos aeroportos. Nesta sala estarão reunidos todos os órgãos: Infraero, Polícia Federal, Receita Federal e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), sob coordenação da Anac. O objetivo é tomar decisões rápidas em caso de problemas", explicou.

De acordo com as empresas aéreas, a possibilidade de greve do Sindicato dos Aeroviários e Aeronautas pode provocar transtorno nos aeroportos. Outro fator é o aumento no número de passageiros, que cresceu 25% de janeiro a outubro e deve manter o ritmo neste fim de ano, o maior número de frequentadores inexperientes nos aeroportos também contribui para atrasos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições