Ano da França no Brasil promove Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas

Ano da França no Brasil promove Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas

Atualizado: Segunda-feira, 29 Junho de 2009 as 12

No Ano da França no Brasil, Belo Horizonte recebe a Siana 2009 (Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas), evento bienal criado na França desde 2005. Durante o período de 30 de junho a 12 de julho, serão realizadas diversas atividades gratuitas, como exposição de obras de arte digital, espetáculos, conferências e workshops sobre tecnologias digitais, seus usos e as novas formas de arte, em diversos espaços da capital mineira.

"A Siana encaixa-se perfeitamente na proposta do Ano da França no Brasil: promover parcerias culturais e científicas entre os dois países. É uma oportunidade para artistas, estudantes, pesquisadores e o público em geral de discutir o desenvolvimento das tecnologias digitais", destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

A Siana foi criada pelo Instituto Telecom & Management SudParis (ex INT), em parceria com a prefeitura de Evry (França) e o Théâtre de l'Agora., conta com a participação de artistas e pesquisadores franceses e brasileiros e é realizado pela Cia de Teatro Luna Lunera e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

O eixo artístico prevê três espetáculos: "Effet Papillon", da companhia francesa Contour Progressif ; "A Partir Jamais", do francês Serge Adam e da brasileira Flávia Tapias (uma criação exclusiva dentro do programa de Residências Artísticas da Siana na França) ; e "Cortiços", da companhia brasileira Luna Lunera ; além de exposição de onze obras de artes digitais e instalações interativas e seis workshops.

Já o eixo científico é dedicado às conferências e mostras de trabalhos sobre a história das artes digitais, as novas formas de uso da tecnologia e a importância do imaginário para a inovação tecnológica. Para estimular a formação de parcerias duráveis, será firmado um convênio acadêmico entre a UFMG e o Instituto  Telecom & Management SudParis para incentivar a pesquisa no Estado e tornar acessível a produção internacional.

O evento será realizado em parceria com o Governo da França, o Governo Federal do Brasil, a CulturesFrance, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O evento tem o patrocínio da Oi e Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Siana 2009 - Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas

Local: Palácio das Artes, Oi Futuro, Conservatório UFMG (BH/MG)

Data: 30 de junho a 12 de julho

Entrada: gratuita

veja também