Aproveite o Natal para curtir a família na praia

Aproveite o Natal para curtir a família na praia

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 2:51

Universalmente lembrado, o Natal significa tempo de comemoração, festa e de união familiar. Também é considerada uma época em que as pessoas avaliam suas ações durante o ano e fazem planos de melhorias para o próximo que logo chegará. Para viver essa harmonização de forma plena, nada melhor que sair da rotina, viajar com a família para recarregar as forças e se divertir. A costa brasileira, com suas centenas de praias espalhadas por quase 10 quilômetros, é uma ótima pedida para estas ocasiões.

Em Santos, no litoral paulista, por exemplo, a cidade oferecerá como atração principal aos visitantes o Auto da Alegria, encenação gratuita que em 2010 acontecerá no Outeiro de Santa Catarina, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade . A iluminação de 10 mil microlâmpadas na fachada do prédio dará o clima ao evento promovido nesta sexta-feira, dia 10, às 20h.

A interpretação do nascimento de Jesus será mostrada de forma popular e irreverente, inspirada nas tradições de várias regiões brasileiras. Baseado na primeira parte do clássico 'O Mártir do Calvário', de Eduardo Garrido, o Auto da Alegria traz à tona o universo dos pastoris, lapinhas e presépios. Mistura diversos estilos artísticos dentro de um único contexto. Durante a exibição, ao ar livre, haverá também projeções de vídeos com 500 cadeiras disponíveis para acomodação do público.

Em Itanhaém, também no litoral de São Paulo, as comemorações ocorrem a partir do dia 10 de dezembro com a inauguração das Luzes de Natal, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, às 19h. Posteriormente, haverá o 'Cantando Natal', com a apresentação dos corais 'Conviver da Terceira Idade', 'Vozes de Itanhaém' e 'Sinfonia Celeste'. Durante o evento, as crianças terão a oportunidade de ver a chegada do Papai Noel. Fará parte também das comemorações natalinas o tradicional presépio de areia, criado pelo escultor Ronaldo Lopes. A obra tem data prevista de entrega no dia 20.

Já na região nordeste, em Itacaré, na Bahia, que tal aproveitar a natureza intocada com quilômetros de praias, florestas, rios, cachoeiras ou manguezais num resort? O Txai é uma das opções. A completa infraestrutura dispõe de 40 luxuosos bangalôs, restaurantes, bares, espaço gourmet, áreas sociais, quadras de tênis, cinco piscinas, passeios e diversas atividades, além de serviços de saúde e bem estar no Shamash Healing Space, um dos segredos do local. Além disso, é um dos pouquíssimos hotéis no Brasil recomendados pelo Guia Condé Nast Johansens, sendo referência para mais de 13 milhões de viajantes considerados 'muito exigentes' ao redor do mundo. Para o período de Natal, o Resort preparou um programa especial de quatro ou cinco noites com tarifas a partir de R$ 9.800,00, incluindo café da manhã, ceia no dia 24 com bebidas incluídas e almoço de Natal no dia 25 com bebidas não alcoólicas incluídas. O programa ainda garante transfer vip entre o aeroporto de Ilhéus e o Txai e uma massagem Ayurvedica ou Shamash para duas pessoas no spa Shamash Healing Space.

Em Porto de Galinhas, em Pernambuco, a dica é o Summerville Beach Resort. Localizado em Muro Alto, o resort ocupa uma área verde de 70 mil m² e está integrado à paisagem de coqueiros, mata atlântica e mangue, além de ficar à beira-mar com uma imensa piscina natural formada por arrecifes à sua frente.

Para as festas de final de ano, o Summerville propõe programações para todas as idades que incluem coral natalino, Papai Noel e uma ceia variada com cardápio caprichado no pacote, que tem mínimo de sete diárias.

Serviço

O Outeiro de Santa Catarina abriga a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48. Informações: (13) 3226-8000.

veja também