Aracaju festeja 155 anos

Aracaju festeja 155 anos

Atualizado: Terça-feira, 16 Março de 2010 as 12

Bem menos badalada do que outras capitais do Nordeste, a sergipana Aracaju é o centro das atenções no mês de março. A cidade chega aos 155 anos na quarta-feira 17, mas a festa já começou no dia 5.

O mês inteiro está repleto de atrações para todos os gostos, como shows, passeio ciclístico, exposições, concurso literário e até uma versão nordestina da Virada Cultural. Todas as atividades servem para relembrar a data em que Sergipe passou a ocupar o posto de capital do Estado, que antes era da pequena cidade de São Cristóvão Estado.

No hotsite que celebra os 155 anos de Aracaju, a novidade é o projeto "Um olhar sobre a cidade", parceria da Secretaria de Comunicação com o Trotamundos. Trinta jovens de famílias de baixa renda participaram de uma oficina multimídia.

Ainda no hotsite, a seção "Declare seu amor" promete fazer o mesmo sucesso do ano passado. Através dela, é possível mandar mensagens sobre a cidade. A diferença é que em 2010 as melhores declarações ganharão brindes e prêmios surpresa.

Programação

Entre os destaques da programação estão o lançamento do Concurso de Crônicas e do Concurso Literário, terça-feira 16, na Praça de Eventos do Mercado. Nesse mesmo dia, está previsto show com artistas evangélicos.

A quinta-feira 17, data do aniversário de Aracaju, começa com queima de fogos, logo às 6h. A cerimônia segue com missa na Igreja de Santo Antônio, às 7h, show da Orquestra Sinfônica no rio Sergipe (14h30), 6ª Corrida Cidade Aracaju (Categoria Especial, às 15h), 27ª Corrida Cidade Aracaju (às 16h). Para encerrar o dia, show de Zeca Pagodinho, às 21h, no Mercado Central.

Outro evento da programação é a exposição fotográfica "Aracaju: o passado e o presente é o futuro", que será aberta no Mirante da 13 de Julho, dia 19, às 20h.

Virada Cultural

O dia 20, sábado, será marcado pela abertura da Virada Cultural de Aracaju, às 8h, nas Ruas Vivas, da Praia 13 de Julho. Artistas ocuparão espaços cênicos, com atrações de dança e teatro, circo (em frente ao shopping Riomar, exibição de filmes, música eletrônica no Beco dos Cocos, shows musicais na Passarela do Caranguejo, em Santa Maria, em Bugio e em Santos Dumont.

O Projeto Tamar vai participar da Virada lançando milhares de tartarugas ao mar. A programação da Virada só acaba no domingo, dia 21, com um encontro de sanfoneiros com café da manhã, no Mercado Antônio Franco.

Passeios comemorativos

Se não quiser - ou puder - acompanhar a programação oficial do aniversário de Aracaju, listamos passeios que são, de certa forma, uma homenagem à cidade.

Museu do Homem Sergipano  

Aberto desde novembro de 1996, o museu é uma aula sobre Sergipe. Composto por uma mostra permanente sobre o homem sergipano, o espaço também sedia mostras temporárias, montadas de acordo com o calendário cultural do Brasil e do Estado. A exposição permanente foi baseada no livro "Textos para a História de Sergipe" e em material do PAX – Projeto Arqueológico Xingó, que mostra a fase pré-histórica.

Passeio pelo centro histórico

Passear pelo centro histórico de uma cidade é sempre fazer uma breve viagem ao seu passado. Formado por dezenas de casarões antigos, o centro comercial de Aracaju tem de tudo um pouco: mercados, museus e guloseimas típicas, como beiju de tapioca. Entre os lugares que merecem uma atenção especial do visitante estão a Catedral Metropolitana, a Igreja de São Salvador, a Ponte do Imperador e a Praça Fausto Cardoso. Os apaixonados por artesanato não podem perder o Museu do Artesanato, que fica na Praça Olímpio Campos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também