Argentina ganha rota turística inspirada em Che Guevara

Argentina ganha rota turística inspirada em Che Guevara

Atualizado: Quarta-feira, 19 Agosto de 2009 as 12

Los Caminos del Che, rota temática que visa mostrar os caminhos percorridos por Ernesto Che Guevara (1928-1967) na Argentina, foi apresentada no Congresso do país neste mês.

"Este circuito é uma reivindicação muito forte, já que a 'argentinidade' de Che nunca esteve muito presente. Portanto, é uma recuperação política e cultural", disse o deputado Claudio Lozano ao apresentar a iniciativa, que tem o objetivo de promover visitas a museus e a locais dedicados ao líder revolucionário no território argentino.

A proposta, uma iniciativa da Secretaria do Turismo argentina, converteu em museus espaços nas cidades de Alta Gracia (Córdoba), Caraguatay (Misiones), Rosario (Santa Fé) e San Martín de los Andes (Neuquen).

Rosario, a 300 quilômetros de Buenos Aires e cidade natal de Che, abriga o principal local dedicado ao revolucionário: sua casa e uma estátua, erguida no Parque Irigoyen. A capital, onde ele passou vários anos de sua vida, não integrará o projeto.

Ernesto Che Guevara, um dos mais famosos líderes revolucionários, atuou ao lado de Fidel Castro em sua luta contra Fulgencio Batista. Foi morto em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, em uma emboscada na Bolívia.

veja também