Argentinos são maioria dos estrangeiros que visitam Búzios 40RJ41

Argentinos são maioria dos estrangeiros que visitam Búzios 40RJ41

Atualizado: Sexta-feira, 3 Junho de 2011 as 9:14

A prefeitura de Búzios, no litoral norte do Rio de Janeiro, divulgou nesta semana uma pesquisa que concluiu que 59% dos turistas estrangeiros que visitam a cidade são procedentes da Argentina.

Além de serem os estrangeiros em maior número, os argentinos permanecem no município em períodos com média de sete dias.   De acordo com a pesquisa de Búzios, 40% dos turistas estrangeiros em Búzios procedem de Chile, Uruguai, França e Estados Unidos e 1% restante de outros 52 países, com um número crescente de russos.

No Brasil como um todo, a Argentina compõe 1,4 milhões (27% do total) dos turistas estrangeiros, considerando os 5,16 milhões em 2010, segundo pesquisa divulgada em abril pelo ministério do Turismo. Os Estados Unidos enviaram 641 mil (12% do total) e a Itália, 245 mil (5%), seguidos por Uruguai e Alemanha.

Entre os visitantes brasileiros, cuja temporada média é de entre três a quatro dias na cidade, 45% é de outras cidades do Rio, 19% do Estado de São Paulo e 13% de Minas Gerais.

Ainda segundo o levantamento, 62 % dos visitantes se hospedam na rede hoteleira da cidade, 8% em navios e 30% em municípios vizinhos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.

A pesquisa de Búzios escutou 2.135 turistas entre janeiro e março deste ano. Além disso, alguns deles passaram a residir no balneário, na região dos Lagos, e se tornam proprietários de pousadas, restaurantes e outros negócios.  

veja também