Aruba comemora aumento de visitantes em 2008

Aruba comemora aumento de visitantes em 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Aruba começa 2009 com motivos de sobra para comemorar. Além de apresentar novidades para o ano, o destino caribenho anunciou um aumento de 6,88% no número de visitantes em relação a 2007 – 825 mil pessoas estiveram em férias por lá. Os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Maio foram os que mais tiveram aumento em relação ao ano anterior.

Abril, junho, julho e agosto de 2008 também registraram alta, dezembro permaneceu igual e de setembro a novembro houve queda. A ocupação dos meios de hospedagem – incluem resorts, hotéis, pousadas e condomínios –,  da ilha ficou em 85% durante o ano, contra 83,2% em 2007.

Vale ressaltar que os números não contemplam os visitantes oriundos de cruzeiros marítimos que chegam 500 mil por temporada. ''O ano de 2008 foi bom, mas os últimos meses indicaram uma tendência de queda para 2009. Durante este período de dificuldades, Aruba fará de tudo para apresentar novidades e promoções e facilidades para atrair ainda mais visitantes'', diz Ana Maria Ostrower, diretora da Aruba Tourism Authority no Brasil.

Brasileiros em Aruba

O Brasil é um dos responsáveis pelo crescimento no número de visitantes em Aruba. Desde 2002, o número de nossos turistas na ilha cresce em média médio de 29% por ano. “Os números de 2008 ainda não foram apresentados, mas até setembro estávamos com 25% a mais em 2008”, comenta Ana Maria.

Ana tem bons motivos para acreditar que o número de brasileiros por lá continue crescendo. No fim do ano, a Copa Airlines criou quatro vôos semanais para Aruba saindo do Panamá, todos alimentados pelos 30 vôos semanais da companhia partir de quatro capitais brasileiras; São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte.

Com os vôos da Copa, o brasileiro tem mais opções de vôos, preços, horários e cidades, pois, a colombiana Avianca leva diariamente para a ilha via Bogotá saindo de São Paulo e do Rio. “Até junho, anunciaremos mais uma empresa voando para Aruba a partir do Brasil”, comemora Ana Maria, sem revelar qual será companhia aérea.

Aruba Road Show 2009

Outro anúncio feito pela ATA é a realização do tradicional Aruba Road Show em maio, e não mais em setembro como ocorreu nos últimos anos quatro anos. “Com tantas novidades neste começo de ano, decidimos por antecipar o evento. Até lá, teremos outras boas notícias e só posso antecipar que os brasileiros terão ainda mais voos para Aruba”, conta Ana Maria Ostrower, diretora da ATA no Brasil.

Além da mudança de data, as cidades do Rio de Janeiro e Curitiba não terão o evento. ''No lugar do formato tradicional de Road Show em Curitiba, Aruba  terá dois estandes no evento da operadora MGM, em 14 de maio, na Estação Embratel Convention Center. No Rio, a delegação arubana estará mais uma vez durante a ABAV'', explica.

Com isso, hoteleiros e autoridades de Aruba puderam incluir Porto Alegre no roteiro novamente, aumentando o número de capitais visitadas neste ano. O Aruba Road Show 2009 será realizado em 11 de maio, no Circolo Italiano, em São Paulo; em 13 de maio, na Associação Leopoldina, em Porto Alegre, e em 16 de maio, em Belo Horizonte, num evento apenas para operadores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições