BAHIA é o destino preferido dos portugueses, espanhóis, italianos e belgas

BAHIA é o destino preferido dos portugueses, espanhóis, italianos e belgas

Atualizado: Segunda-feira, 25 Outubro de 2010 as 1:36

Na Itália, Espanha, Portugal e Bélgica a Bahia é um destino imbatível no Nordeste, segundo a companhia aérea TAP, que opera voos todos os dias de Lisboa para Salvador. Este ranking foi divulgado durante a Feira das Américas – Abav 2010, realizada no Rio de Janeiro na última semana.

Segundo a diretora de vendas da TAP em Portugal, Paula Canadá, os voos Lisboa/Salvador têm 86% de aproveitamento, o melhor da região. Reunidos com a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, os diretores da TAP pediram reforço na promoção da Bahia na Europa, com os festivais gastronômicos que foram feitos na Espanha. “Acredito que podemos melhorar ainda mais o fluxo de italianos se reforçarmos a promoção na Itália”, disse Rui Lemos, diretor da TAP na Itália e Grécia. A diretora da TAP na Espanha, Victoria William, pretende repetir os festivais em Madri e estendê-los para Barcelona.

Além de ser o destino predileto de alguns países da Europa, a Bahia também é a preferida dos argentinos, que na alta temporada prometem invadir a Boa Terra, com o aumento dos voos fretados. A operadora Thesys, maior vendedora da Bahia na Argentina, trará de janeiro à abril, seis voos semanais para Salvador e Porto Seguro, reforçando a visita dos vizinhos que já possuem ligação direta e diária pela GOL e Aerolíneas Argentinas. Além da Thesys, a CVC fez uma parceria com quatro operadoras e a nova companhia aérea MAC AIR, para operar dois voos, sendo um para Salvador e outro para Porto Seguro, com início em janeiro de 2011, sem data prevista para terminar.

A previsão é que 3 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros visitem a Bahia no verão 2011. Somente de navio, 350 mil visitantes devem atracar em Salvador, de novembro a março, número 30% superior ao mesmo período do ano passado.

De olho na Copa

A presidente da Bahiatursa, em reunião com os presidentes da Embratur, Mário Moysés; da Amazonastur, Oreni Braga e do Riotur, Nilo Félix, combinou as ações promocionais sobre o Roteiro Internacional que será comercializado pelos operadores, visando a Copa 2014. O Roteiro vai mostrar a diversidade do Brasil, como a Floresta, a Cultura, a História e as Praias do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Numa primeira etapa, a promoção será feita na Argentina, Chile e Uruguai; através de um vídeo institucional; em revistas de bordo das companhias aéreas; em shoppings e metrôs. Ficou definido também a realização de famtrips e press trips.

Durante a Abav foi entregue o Estudo de Competitividade, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostra um diagnóstico dos principais destinos turísticos para a Copa 2014. Agora a população, empresários e governo podem consultar o estudo para melhor aplicar seus investimentos. Ano passado foi entregue o estudo dos municípios indutores: Salvador, Maraú, Mata de São João (Praia do Forte), Porto Seguro e Lençóis. Neste ano, foi a vez de Paulo Afonso, Cairu (Morro de São Paulo) e Itacaré.

No Brasil, operadoras como Trend, MGM, New Line, Marsans,Voetur e CVC revelaram que a Bahia está entre os três destinos mais procurados pelos brasileiros. Elas trabalham com os maiores mercados emissores de turista para o estado, como Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

veja também