Bahia lança plano de Turismo Náutico

Bahia lança plano de Turismo Náutico

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Com o objetivo de transformar Salvador em porta de entrada para o Turismo Náutico internacional, o Ministério do Turismo lança nesta segunda-feira, 11, o plano estratégico para desenvolver a atividade na Baía de Todos os Santos, maior ancoradouro do país, com mil quilômetros quadrados de superfície. O evento acontece na sede da governadoria, em Salvador, com a presença do governador Jacques Wagner e de representantes do ministério do Turismo.

"Estamos implantando esse projeto-piloto na Bahia que servirá de modelo para a estruturação do segmento de Turismo Náutico em outros estados", conta o diretor de Articulação, Estruturação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, que também coordena o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico do governo federal.

O projeto envolve uma região turística composta por 14 municípios e sua implantação pode significar um grande impulso para a economia local, na avaliação da Secretaria de Turismo da Bahia. A expectativa é de que o projeto estimule o processo de industrialização, comercialização e manutenção de embarcações, com impacto na geração de novos empregos e ocupações.

Plano - O Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos estabelece a visão, os macro-objetivos e os eixos estratégicos de desenvolvimento do setor com recomendações de ações a serem implementadas em caráter emergencial e a curto e longo prazos. Aborda também as necessidades de investimentos do setor privado e a articulação entre órgãos governamentais para melhoria da infraestrutura e dos serviços náuticos na região.

A Baía de Todos os Santos congrega 56 ilhas e 14 municípios em seu entorno. A maior delas, é a de Itaparica. Com bons ventos e condições para esportes como a vela, a baía é parada obrigatória de regatas internacionais. As paisagens de cidades históricas como Salvador, Cachoeira e Maragojipe também enriquecem o visual para os turistas que chegam ao estado pelo mar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições