Baianos esperam anúncio das cidades-sede da Copa 2014 no Pelourinho

Baianos esperam anúncio das cidades-sede da Copa 2014 no Pelourinho

Atualizado: Quinta-feira, 28 Maio de 2009 as 12

Os baianos estarão concentrados no Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, na tarde do próximo domingo, 31 de maio, para aguardar a divulgação pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) das 12 cidades-sede da Copa de 2014. A festa é organizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Salvador.

Os dirigentes da Fifa, reunidos na cidade de Nassau, nas Bahamas, anunciarão as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, às 15h30, horário de Brasília. O anúncio será feito após a reunião do comitê executivo da entidade. Das 17 cidades brasileiras, serão escolhidas 12.

Alguns aspectos fazem de Salvador uma das principais concorrentes para sediar jogos da Copa 2014. Em primeiro lugar, a qualidade do projeto da nova Fonte Nova apresentado, cumprindo todas as exigências do caderno de encargos da Fifa.

Outro ponto é o fato de Salvador ser o primeiro destino turístico do Norte e Nordeste e terceiro do País, possuindo uma localização privilegiada no território brasileiro, facilmente acessível por via aérea e terrestre. Tem um povo, além de extremamente hospitaleiro, apaixonado por futebol.

A cidade conta com a uma importante rede hoteleira estruturada, com previsão de, até 2014, receber o reforço de dois novos grandes hotéis, ganhando mais 760 quartos. Hoje, Salvador dispõe de 24.898 leitos; até 2014, este número será ampliado em, pelo menos, mais 4.218 novos leitos.

A nova Fonte Nova

O novo estádio da Fonte Nova terá suas características arquitetônicas atuais preservadas, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique de Tororó. A capacidade será para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com instalação de arquibancadas provisórias na abertura da ferradura.

Ao todo, serão 47 camarotes com 1.330 assentos e uma área multiuso. Serão construídos, em área anexa, equipamentos de estacionamento, com capacidade para cinco mil vagas. Um dos detalhes principais do projeto é a moderna cobertura (semelhante a utilidade no estádio da cidade de Hannover/Alemanha), que usará uma estrutura leve para não prejudicar a visão do entorno do estádio.

veja também