Balneário Camboriú: Natureza e infra-estrutura em SC

Balneário Camboriú: Natureza e infra-estrutura em SC

Atualizado: Segunda-feira, 25 Julho de 2011 as 10:43

Há um lugar em Santa Catarina que reúne belezas naturais e um moderno complexo turístico: Balneário Camboriú. A cidade é, na atualidade, um dos destinos mais procurados do país e da América do Sul. No verão, o balneário chega a receber 1,6 milhões de visitantes em busca de infra-estrutura de lazer, turismo, compras e badalação, além das belas praias.

Mas a cidade não se resume aos meses de férias e sol. Compondo uma área de apenas 46 quilômetros quadrados, um sofisticado cenário econômico com investimentos crescentes em infra-estrutura e urbanização, Balneário Camboriú obteve o título de melhor cidade para se viver em Santa Catarina, alcançando a 7ª colocação no último Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cidades brasileiras.

Seguem algumas dicas de pontos turísticos:

Passeios de Barco

Um dos passeios mais procurados pelos turistas são as viagens de escuna. O roteiro inicia na Barra Sul, na foz do rio Camboriú, bem próximo ao Parque Unipraias, e segue na direção da Ilha das Cabras. Ao contornar esse ponto, o cartão postal de Balneário Camboriú mostra uma face que não está voltada para a praia. A embarcação segue em direção à Praia de Laranjeiras. Nesse recanto, os interessados podem desembarcar, aproveitar a praia e esperar o próximo navio para o retorno ou regressar na mesma nau. Todo o roteiro é acompanhado de música e performances, aventuras interpretadas pelos atores-piratas.

Ilha das Cabras

Um dos mais bonitos cartões-postais de Balneário Camboriú, a Ilha das Cabras está localizada a 600 metros da Praia Central e o acesso ao local é feito com escunas que partem da Barra Sul. O trajeto inclui o contorno da Ilha das Cabras seguindo para a Praia de Laranjeiras. À noite, a ilha fica iluminada, o que evidencia a orla da Praia Central e da Avenida Atlântica.  

Molhe da Barra Sul

A construção do Molhe da Barra Sul não só contribuiu para melhorar o acesso de barcos e iates às marinas da cidade, como virou um dos pontos turísticos mais freqüentados da região. Com 452 metros de comprimento, o complexorecebeu um moderno sistema de paisagismo com iluminação e bancos ao longo de sua extensão. O acesso ao molhe é feito pela Avenida Atlântica, em frente à estação do Parque Unipraias.

Morro do Careca

Situado na ponta da praia dos Amores, quase no limite com Itajaí, o Morro do Careca leva este nome por ter o cume liso e com pouca vegetação. Por ser um dos pontos mais altos do município, oferece ao visitante uma visão privilegiada da cidade e do mar.

À direita, vê-se a Ilha das Cabras e Praia Central com seu conjunto de prédios. Do lado esquerdo, a Praia Brava. No céu, parapentes multicoloridos atraem os interessados por vôo livre todos os meses do ano.

O acesso principal ao Morro do Careca é feito pela Estrada da Rainha. O percurso até o topo do morro é asfaltado e conta com dois patamares de estacionamento. Do cume ainda é possível descer caminhando por uma escadaria em meio à vegetação nativa até chegar a Praia do Buraco, no Pontal Norte de Balneário Camboriú.

Estrada da Rainha

Via panorâmica que serve de acesso à Praia dos Amores, unindo a Praia Central ao Norte do município, a Estrada da Rainha figura entre os pontos turísticos por possuir umas das mais belas vistas de Balneário Camboriú.

O percurso, que inicia na Avenida Atlântica, que corta o Morro do Careca e se estende em curvas, descidas e subidas acentuadas, cria condições propícias para que o turista possa contemplar amplas vistas para o mar e para os edifícios que cercam a orla da Praia Central. Com boa estrutura de pavimentação, sinalização e iluminação, a Estrada da Rainha facilita o acesso às praias do Norte da cidade, ao Morro do Careca e ao município vizinho, Itajaí.

Parque Cyro Gevaerd

O "Parque da Fauna, Flora e Gea Cyro Gevaerd - Zoológico da SANTUR"reúne atrações como museus, aquário, mini-fazenda e zoológico. O complexo está localizado às margens da BR 101 e ocupa uma área 39 mil metros quadrados, parte deles destinado à preservação da Mata Atlântica.

Parque Unipraias

O Parque Unipraias possui área total de 85 mil metros quadrados e sua estrutura está dividida em três estações dos bondinhos aéreos.

Ao Sul da Praia Central fica a Estação Barra Sul. Principal ponto de acesso ao complexo, possui 1.500 metros quadrados e a sua arquitetura foi inspirada em um grande navio. No local o turista encontra praça de alimentação, lojas, estacionamento e serviço de correio, além da bilheteria para a entrada no parque.

Após o embarque, os bondinhos sobem até o alto do Morro da Aguada, a 240 metros de altura, evidenciando uma bela paisagem e um ângulo de visão diferente do que se está acostumado a ter da cidade. Tudo cercado pelo verde da floresta. É neste ponto que está localizada a Estação Mata Atlântica, um complexo com infra-estrutura preparada para educar e divertir os visitantes.

A Estação Mata Atlântica possui 60 mil metros quadrados de área, sendo recortada por 500 metros de passarelas construídas em madeira, que conduzem o turista a um passeio no interior do parque. Essas vias têm dois mirantes como destino final.

Tendo novamente os bondinhos como meio de transporte, o turista desce até a Praia de Laranjeiras. Com águas límpidas e calmas, serve de destino para quem deseja aproveitar um bom mergulho e ainda degustar  das especiarias culinárias preparadas pelos restaurantes do local.

Mirantes

Balneário Camboriú possui cenários que unem natureza e vida urbana. Para contemplar a “Maravilha do Atlântico Sul”, o visitante pode utilizar um dos diversos mirantes espalhados pela cidade. No percurso pela Rodovia Interpraias há dois pontos de observação. Em ambos é possível apreciar a junção do rio Camboriú com o mar, a movimentação na Barra Sul ou os edifícios e a Ilha das Cabras.

Do lado oposto geograficamente, fica localizado o Morro do Careca de onde se tem a visão de Balneário Camboriú e das praias Amores e Brava, na divisa com Itajaí. Do alto do Morro da Cruz, na região central do município, está o mirante do Complexo Cristo Luz com vista panorâmica de toda a região central da cidade e da orla marítima.

No Parque Unipraias, há também dois pontos de observação. De um deles, vê-se a Praia Central de Balneário Camboriú e, um pouco mais além, as praias do Pontal Norte e a cidade de Itajaí. Do outro mirante, a vista perde-se na imensidão do oceano Atlântico e na visão da Praia de Laranjeiras.

Marina Tedesco

Um empreendimento de iniciativa privada que tornou-se ponto turístico para a Barra Sul, na Praia Central de Balneário Camboriú, a Marina Tedesco é reconhecida como uma das mais modernas marinas do Sul e uma das maiores do Brasil.

Com 33 mil metros quadrados de área total, sendo 10 mil metros de hangar, a obra é um porto seguro com as águas abrigadas do Rio Camboriú. O local tem capacidade para abrigar 500 embarcações de até 90 pés, sendo 400 vagas secas e 100 molhadas.

Pontal Norte

Aproximadamente 1.500 metros quadrados de área conservada da Mata Atlântica, a urbanização ambiental do Pontal Norte constitui um espaço destinado ao lazer para moradores e turistas. Áreas iluminadas garantem a segurança dos visitantes usufruem de cerca de 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, além de 800 metros quadrados de gramados.

Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta

Antigo "Parque Ecológico Rio Camboriú", o complexo recebeu o nome de "Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta" em julho de 2006, como homenagem a um de seus fundadores. O espaço reúne a Casa do Pensamento, com os setores administrativos da Secretaria do Meio Ambiente, a Biblioteca Ambiental e a sala para palestras. No conjunto há também o Complexo Fototerápico Municipal, o Jardim das Bromélias e o Viveiro da Mata Atlântica, um centro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

O Parque possui armazéns nas margens do Rio Camboriú para uso das embarcações de Fiscalização Ambiental e visitação de turistas: o Jardim São Francisco, um espaço de lazer para os visitantes com várias trilhas ecológicas que levam o turista ao interior da mata.

Beto Carrero World

Maior conjunto de lazer temático da América Latina, o parque está localizado no balneário de Penha, ao Norte de Santa Catarina. O acesso é facilitado pela rodovia BR-101 duplicada e está a 35 quilômetros de Balneário Camboriú. De Florianópolis, capital do Estado, o complexo fica a 110 quilômetros.  

Com 85 atrações para todas as idades e a participação diária de 1.100 artistas e funcionários, o Beto Carrero World tem shows, brinquedos radicais, passeios de trem e teleférico, áreas temáticas e zoológico.

veja também