Beleza negra é homenageada em exposição de barbies afrodescendentes

Beleza negra é homenageada em exposição de barbies afrodescendentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:29

  A beleza negra será homenageada através de uma exposição que vai reunir 85 exemplares afrodescendentes da boneca Barbie. A mostra, entitulada de "Black Barbie - uma celebração da beleza negra", terá abertura no dia 9 de setembro, no Raposo Shopping.

A boneca, branca e de cabelos claros, foi criada em 1959, mas ganhou sua primeira versão negra em 1980. O exemplar original, criado pela estilista negra Kitty Black Perkins, com longo vestido vermelho, cabelos e adereços de inspiração étnica, é um dos destaques da exposição.

Da primeira Barbie negra às versões atuais, o visitante pode observar dezenas de moldes de rostos diferentes que a boneca ganhou. Tem a Barbie Deusa da África, Barbie Nigéria, Barbie Bahia, que faz referência a Iemanjá e até Barbie Bond Girl, em homenagem a Halle Berry, a primeira negra a receber o Oscar de melhor atriz pelo filme “A Última Ceia”, em 2002.

A mostra apresenta 85 bonecas que fazem parte do acervo do colecionador brasileiro Carlos Keffer, dono de uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie. Além das bonecas divididas em 11 grupos temáticos, a exposição reúne imagens do fotógrafo Ricardo Schetty e edições históricas de revistas e LPs que se referem a diversos ícones, de Zezé Motta a Michelle Obama.

Serviço:

Exposição “Black Barbie – uma celebração da beleza negra

Data e horários:   De 9 de setembro a 2 de outubro, das 10h às 22h  

Local:   Raposo Shopping - Rodovia Raposo Tavares, km 14,5, São Paulo

Telefone:   (11) 3735-0780  

Entrada gratuita  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições