Bélgica tem a maior concentração de castelos do mundo

Bélgica tem a maior concentração de castelos do mundo

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 8:45

Chocolate e muitos lugares para se visitar. A Bélgica reúne atrativos de sobra para uma estada prazerosa.

Essa é a nação com maior concentração de castelos do mundo.

A capital Bruxelas apresenta belas construções góticas, barrocas e art noveau e tem na Grand Place um de seus principais pontos turísticos.

Os lugarejos medievais Bruges e Gent encantam com seus canais, castelos, museus e catedrais. Cidade famosa pela lapidação de diamantes, Antuérpia é um dos maiores portos do mundo.

A Bélgica guarda, ainda, tesouros como as fortalezas de Dinant e Namur - porta de entrada para as florestas das Ardenas - e o romântico vale do rio Mosa (Meuse). Já Waterloo, Ieper e Bastogne tornaram-se históricos campos de batalha.

Spa é a cidade que inspirou a denominação desses estabelecimentos de saúde e beleza (aliás, recorrentes por todo o território belga). Tournai - com o castelo de Beloeil do século 18 e a enorme catedral de estilo romano - e o castelo medieval de Bouillon complementam a lista de atrações belgas.

Com população em torno de 10,2 milhões de habitantes e clima fresco, o Reino da Bélgica também é conhecido por integrar e ser a sede da União Europeia e de grande parte de organismos de representação europeus, em parte devido à sua localização estratégica.

O país predominantemente católico tem três línguas oficiais: o francês, o holandês (flamengo) e o alemão. O inglês, porém, é muito falado. As moedas usadas na monarquia parlamentarista são o franco belga e o euro.

Por: Aline Gattoni

veja também