Belo Horizonte será palco do circuito Golden Four Asics, confira as dicas para participar da corrida

Belo Horizonte será palco do circuito Golden Four Asics

Atualizado: Sexta-feira, 23 Março de 2012 as 1:51

Corridas com a chancela de fabricantes de material esportivo viraram tendência no Brasil inteiro, onde pelo menos um evento chancelado por uma marca famosa ocorre mensalmente em cada grande capital brasileira. Em primeiro de abril, por exemplo, Belo Horizonte será palco do circuito Golden Four Asics, um percurso totalmente plano em proximidade com um dos cartões postais obrigatórios da capital mineira: a Lagoa da Pampulha.

A prova tem valor de inscrição de R$100 e vale a pena reservar hotel na cidade para essa deliciosa competição: são 21 km com apenas um desnível, que não é considerado subida, em um pedaço generoso da orla da lagoa mais famosa de Minas Gerais. Como o dia 1º de abril dá num domingão, a dica é se hospedar em um hotel Belo Horizonte a partir de sexta-feira e curtir.

Como é de praxe, também no Golden Four Asics, que está na segunda edição na capital mineira, é distribuído um kit com camiseta, número de peito, viseira e chip de cronometragem, que pode ser retirado pelo inscrito até às 18h do dia 31 de março. Quem não mora em BH e só vai chegar depois desse horário, indo a Minas somente pela prova, deve olhar no site oficial do evento o regulamento de retirada por terceiros ou a possibilidade de pegar o kit no mesmo dia da prova, que rola logo cedo no domingo. As largadas estão previstas para 6h45 (categorias ACD), 6h50 (categoria Elite A feminino) e 7h (categoria Elite A masculino, Elite B e Geral).

Se você se interessar pela corrida e estiver indo à capital mineira pela primeira vez, algumas dicas devem ser seguidas para que tudo transcorra de forma normal. O primeiro diz respeito ao dia do evento: domingo é dia em que uma tradicional feira de artesanato toma lugar em um pedaço considerável de uma das principais vias de acesso à Pampulha, que é a Av. Afonso Pena, comprometendo três quarteirões para a famosa Feira Hippie. Se o seu hotel Belo Horizonte ficar próximo a essa via esteja certo da mudança de itinerário de ônibus, pontos de táxi e mão de direção, uma vez que a partir de 3h da manhã os pedaços da via destinados à feira já estarão fechados.

Próximo à Lagoa da Pampulha também é realizada a Feira de Artesanato do Mineirinho, mas o trânsito por lá flui muito bem, uma vez que o Mineirão está fechado para reformas e era o principal responsável por engarrafar o trânsito local.

Fique atento às sinalizações de via e pontos de ônibus já na orla, porque ela é muito extensa e descer no ponto errado pode causar esforço ou atraso na prova.

Apesar de não ser praiana, o sol em BH age como se ela fosse e não tem piedade de ninguém. Portanto muito protetor solar, muita água e roupas leves, inclusive para curtir a cidade no sábado, durante o dia ou à noite. Se tiver tempo aproveite para conhecer o Mercado Central e comer por lá um bife de fígado com jiló, uma das iguarias locais. E após a prova aproveite para andar e relaxar na orla da Lagoa da Pampulha, visitando a igreja projetada por Oscar Niemeyer e almoçando em um dos bares ou restaurantes nas proximidades. Nessa experiência tão saudável que é viajar para correr você pode descobrir por que, segundo a lenda, quem conhece Minas jamais a esquece. 

veja também