Bikking e adrenalina em Aparados da Serra

Bikking e adrenalina em Aparados da Serra

Atualizado: Sexta-feira, 23 Abril de 2010 as 12

Aparados da Serra é um dos lugares pouco conhecidos do sul de extrema beleza e que guarda surpresas de 130 milhões de anos atrás. A região é uma amostra do que a força da natureza pode oferecer de mais belo e radical para quem gosta de pedalar.

Seus cânions formados por derrames basálticos, que ocorreram no período Triássico-Jurássico, cobrem quase mil quilômetros quadrados no sul do Brasil. O mais famoso destes cânions foi batizado pelos indígenas de Itaimbé. Na língua Guarani, ita, significa pedra e aimbé, que quer dizer afiada.

Já na região de Itaimbézinho, os paredões de pedra impressionam pelo tamanho e verticalidade, onde quedas d´água, como a Véu de Noiva, de 720 metros de altura, despencam da garganta rochosa. Já o Fortaleza é considerado o maior cânion da América Latina. São mais de 30 quilômetros de borda, e seu pico vai a 1.157 metros proporcionando imagens cinematográficas.

É possível, em dias e noites de céu limpo, avistar a orla marítima, as lagoas de Sombrio e a cidade de Torres, distante mais de 30 quilômetros dali. Para preservar estas paisagens tão bonitas e este ecossistema importante, foram criados dois parques nacionais entre os municípios de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). Neste ponto, os cânions marcam a transição do planalto serrano gaúcho à faixa litorânea de Santa Catarina.

O Parque Nacional de Aparados da Serra abriga o Itaimbézinho, e no Parque Nacional Serra Geral, além do Fortaleza, existem os cânions do Malacara, Churriado, Josafaz, Corujão e Rio-Leão. Não deixe de fazer as trilhas do Cotovelo, do Vértice, das Águas, das Fazendas e a do Rio do Boi. Adrenalina na certa!

Todo ano, no início de abril, tem a festa do Mel, que comemora o excelente mel produzido na região. Experimente também os ótimos pastéis de queijo e carne no Café Tainhas Restaurante.

Quem leva:

Cia Eco, tel.: (11) 5571-2525

Redação Custom Editora

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também