Bloemfontein: Conheça a capital judiciária da África do Sul

Bloemfontein: Conheça a capital judiciária da África do Sul

Atualizado: Quinta-feira, 25 Fevereiro de 2010 as 12

No title Responda rápido: qual é a capital da África do Sul? Errou quem disse Johannesburgo. A cidade é o coração financeiro do país. Quem respondeu Pretória acertou, mas não ganha nota 10. Essa vai para quem se lembrou também de Bloemfontein e Cidade do Cabo. Sim, Bloemfontein é capital da África do Sul - o Poder Judiciário tem como sede essa pequenina localidade. E o Legislativo, a Cidade do Cabo.

Bloemfontein não conta com mais que 500 mil habitantes (brancos são maioria), um aeroporto simples e uma rodoviária minúscula. É limpa, organizada e segura. O local era reduto dos bôeres, colonizadores holandeses, e foi capital do antigo Orange Free State, numa referência à cor da monarquia holandesa. Agora, claro, depois de tanto tempo, Free State já está de bom tamanho.

O nome da capital judiciária, em africâner, idioma usado pelos bôeres, significa fonte das flores. Foi exatamente lá que nasceu JRR Tolkien, em 1892, autor do consagrado "O Senhor dos Anéis".

Onde ficar

A cidade não é exatamente um destino turístico. Serve mais como ponto de parada para quem viaja de carro desde o litoral sul do país em direção a Johannesburgo. Ou vice-versa. Talvez por isso, a rede hoteleira reserve um razoável número de pensões baratas.

Na Avenida Andries Pretorius, há um bed & breakfast, o B&B @ 53, que hospeda turistas em antigos trailers que não podem mais sair do lugar. Uma noite custa o equivalente a R$ 40. Já o Protea Hotel é um cinco-estrelas muito elogiado pela qualidade dos serviço.

Compras

Em Bloemfontein você não vai encontrar mais que dois shoppings. Mas há um, anexo ao estádio Free State Stadium, de onde é possível sair diretamente no portão de acesso ao campo de jogo. O outro centro comercial fica bem perto de um hotel de luxo.

Atrações imperdíveis

Já que você está na simpática cidadezinha, que tal dar uma esticada até o Lesoto? Sim, a capital, Maseru, fica a menos de 60 quilômetros de Bloemfontein. Lembre-se de tirar o visto com antecedência. O país de 30 mil quilômetros quadrados e 2,1 milhões de habitantes se autodenomina o Reino no Céu.

Longe de ser o paraíso, o apelido é por causa da altitude acima de 1.000 metros em relação ao nível do mar. Faz muito frio no Lesoto - entre junho e julho, é grande a probabilidade de praticar esqui nas montanhas. Oportunidade única para quem gosta do esporte.

O estádio da Copa 2010

Graças a um volumoso contrato de publicidade o Free State Stadium será chamado de Vodacom. Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio está pronto desde junho. Nesta Copa do Mundo, a população de Bloemfontein vai ter a oportunidade de assistir in loco o time da casa em ação. Os três jogos restantes não são tão bons assim: Japão x Coreia do Sul (dia 14), Eslováquia x Suíça (20), África do Sul x França (22) e Honduras x Suíça (25).

veja também