BNTM 2010 prega união da região nordeste

BNTM 2010 prega união da região nordeste

Atualizado: Segunda-feira, 3 Maio de 2010 as 1:42

Os nove estados da região nordeste brasileira nunca estiveram tão unidos e com o discurso tão afinado como nesses dias, na realização  da décima-nona edição da BNTM (Brazilian National Tourism Mart), em Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. A bolsa teve cerimônia de abertura na noite do dia 28 de abril e seguiu até o dia 2 de maio, com a presença de cerca de 500 buyers, 650 suplyers e cem jornalistas dos mais diferentes países, além de aproximadamente dois mil agentes de viagens visitantes.

O engajamento dos gestores turísticos do Nordeste em buscar uma solução em conjunto para o crescimento da região é o destaque em todos os discursos e também nos bastidores do evento. A união interestadual culmina agora com o lançamento de uma campanha de promoção nacional e internacional conjunta, liderada pela Fundação CTI-Nordeste. A campanha receberá verba extra de R$ 5,2 milhões do Ministério do Turismo e terá duração de sete meses, em mercados prioritários, como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Chile, Argentina, Estados Unidos e Holanda. Entre as ações, estão inserções em revistas dirigidas ao trade e aos consumidores finais, divulgação de imagens dos destinos em ônibus e outdoors, exibição de um vídeo de 15 minutos em mais de 5.400 voos da TAP e a realização de um reality show que divulgará os nove estados da região na televisão portuguesa e espanhola. "Pela primeira vez estamos unidos para desenvolver o Nordeste como produto turístico. Acabou a era do cada um por si, das brigas entre estados. Agora vemos nossa região de maneira única", ressaltou o presidente da CTI-Nordeste, Bismarck Maia.

O evento

A BNTM 2010 espera gerar um volume de negócios na ordem de R$ 240 milhões, cerca de 15% mais que na edição passada. A festa de abertura do evento foi realizada na noite do dia 28 de abril e contou com a presença de autoridades e gestores turísticos. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, compareceu ao evento e foi o primeiro a ressaltar a necessidade de união da região nordeste para que o turismo desenvolva cada vez mais e traga qualidade de vida para o Nordeste. Ele também ressaltou as obras em infraestrutura no seu estado e a preparação da região para receber a Copa do Mundo de 2014. "Estas obras promovem inclusão social e devemos enxergar o Nordeste como parte da solução de nosso país", disse.

Além do governador, marcaram presença na abertura e também na feira propriamente dita, aberta dia 29, o prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, o secretário de turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, o presidente da CTI-Nordeste, que organiza o evento, Bismarck Maia, a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Raquel Teixeira, o secretário de turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, a presidente da Embratur, Jeanine Pires e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Mario Moysés, representando o ministro do Turismo, Luís Barretto, entre outros. Neste sábado e domingo (1 e 2 de maio), acontecem diferentes presstours para buyers e jornalistas pelo litoral pernambucano.

Por: Rodrigo Figueiredo

veja também