BONITO - Mato Grosso do Sul

BONITO - Mato Grosso do Sul

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2005 as 12

por: Cesar Greco

Bonito é provavelmente um dos destinos mais belos em todo o planeta. Lá estão concentrados variados atrativos de beleza exclusiva. O turista que retorna certamente trará lembranças inesquecíveis.

Para visitar Bonito o turista deve considerar algumas informações importantes para não ser surpreendido.

A cidade serve de base para os visitantes que partem para os passeios, cuja maior parte ficam distantes do município.

O ecoturismo na região é muito organizado. Os passeios são controlados e fechados em cotas por grupo em um número máximo permitido de grupos de visitação durante todo um dia operação. Esses números dependem de cada passeio ou atividade.

A visitação acontece dessa forma porque a maior parte dos atrativos, estão localizados, e são de propriedade privada. Desta forma, o turista tem de recorrer a agências de turismo em Bonito ou em sua cidade, que ofereçam pacotes e reservas de vouchers para os passeios.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Balneário do Sol

O turista pode nadar entre piraputangas, curimbas e dourados nas águas límpidas do Rio Formoso. Completam a estrutura do local trampolim, carretilha, lanchonete, quadras esportivas, redários etc. 

Balneário Municipal

Localizado às margens do Rio Formoso, o visitante pode se refrescar em águas claras e calmas entre os cardumes de peixes da região. O local possui sanitários e quadras para prática de esportes.

Ilha do Padre

A 12 km da cidade de Bonito, o local dispões de piscinas naturais formadas pelo Rio Formoso entre a mata ciliar. Lanchonete, churrasqueiras e estrutura de camping estão a disposição do turista.

Cachoeira Boca da Onça

Distante cerca de 55 km de Bonito, o atrativo oferece aos visitantes caminha por trilha em área de mata preservada. Visita a várias cachoeiras entre o caminho até a maior do estado do Mato Grosso do Sul? a cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura.

Cachoeira do Aquidaban

Passeio ao longo do Rio Aquidaban por entre percursos sinuosos e diversas cachoeiras ao longo do trajeto. O visitante chega até uma das cachoeiras mais altas da região onde se pode avistar a Serra da Bodoquena e a planície pré pantaneira.

Estância Mimosa

De fazenda a ponto turístico, a Estância Mimosa oferece ao visitante delicioso almoço no local e caminha ao longo do Rio Mimoso. Durante o percurso é possível nadar em diversas cachoeiras e quedas d?água de exuberante beleza, além de, conhecer as espécies naturais da mata ciliar durante o passeio.

Ceita Corê

Belas cachoeiras e piscinas naturais entre a mata ciliar. O atrativo oferece ainda passeio a cavalo e almoço típico.

Rio do Peixe

Palco de fantásticas imagens da natureza, o visitante poderá realizar caminhada por trilha que passa em diversas cachoeiras dentro da Fazenda Água Viva.

Gruta do Lago Azul

Certamente um dos mais belos cartões postais de Bonito, a gruta encanta os visitantes com suas águas de cor azul royal intenso. A arquitetura da gruta atrai a atenção dos turistas pela exuberante beleza das formações de calcário branco neve.

Grutas de São Miguel

O atrativo oferece boa estrutura com bar e mirante. A visitação às grutas é feita sob uma espécie de trilha pênsil. Lá o visitante tem oportunidade de conhecer o mundo subterrâneo das grutas e ainda diversas formações de calcário e espeleotemas.

Gruta Mimoso

Excelente atrativo para mergulhadores autônomos. Possui variedade de espeleotemas e águas cristalinas, o que permite mergulhos de 15 a 40 m de profundidade.

Lagoa Misteriosa

Outro fantástico atrativo para mergulhadores autônomos, a lagoa possui mais de 220 m de profundidade e água cristalina podendo chegar a mais de 45 m de visibilidade.

Baía Bonita Aquário Natural

Como um aquário natural, o turista pode nadar em um lago de água cristalina entre variadas espécies de peixes e plantas aquáticas endêmicas da região. Fazem parte da estrutura do local restaurante, cama elástica etc.

Recanto Ecológico Rio da Prata

Localizada na nascente do Rio Olho D?Água, o passeio oferece flutuação entre dourados, piraputangas e diversas outras espécies de peixes. Com águas cristalinas o passeio é maravilhosamente agradável e ainda há trilhas entre a mata ciliar onde o visitante pode avistar animais e vegetação nativa.

Rio Sucuri

Naturalmente belo, o rio oferece passeio de flutuação entre águas transparente com a companhia da flora e fauna subaquática.

Abismo Anhumas

Para o turista que gosta de um pouco de aventura o abismo oferece de sobra. Em uma fenda no solo rochoso, o visitante desce de rapel os 72 m de altura, pelo salão do abismo, até uma plataforma instalada no fundo cheio d?água. É possível realizar mergulho autônomo e snorkel.

Bóia Cross

É realizado no Rio Formosinho. O turista desce em bóias individuais pelas corredeiras do rio.

CULTURA DO LOCAL

O turista de grande centros urbanos quando chega em Bonito logo sente a atmosfera de cidade de interior, com seu povo acolhedor e simpático.

É possível observar em seu povo os traços e costumes dos habitantes pantaneiros e ainda a forte presença da cultura indígena em seu artesanato e manifestações populares.

No período da tarde é fácil avistar uma cena bastante peculiar, os moradores ficam sentados a frente de suas casas tomando tereré (espécie de chimarrão bebido com água gelada) e jogando conversa fora.

MACEDÔNICO

Inicialmente a cidade surgiu de uma fazenda com grandes extensões territoriais que compreendiam o que é hoje são as cidades de Miranda e Bonito.

Distante 330 km da capital Campo Grande, Bonito foi emancipada em 02 de Outubro de 1948. Sua área é de pouco mais de 4.900 km² e tem população de 17.681 segundo aponta estimativas do IBGE de 2004.

A cidade é pacata como uma boa cidade do interior. Atrai grande número de turistas de todo o mundo, graças aos maravilhosos atrativos naturais que lá se encontram.

Possui completa estrutura de hotéis, pousadas, albergue da juventude, restaurantes, bares e vida noturna.

CLIMA

A região é de clima tropical com temperaturas variando entre 22 e 25 ° C. Embora, quando a temperatura cai um bom agasalha será o melhor companheiro do visitante.

CURIOSIDADES

As principais atividades de Bonito, além, do turismo, são a pecuária, agricultura e mineração.

No passado, o território era ocupado por tribo indígenas, que tiveram importante participação na Guerra do Paraguai. Dom Pedro II doou terras como recompensa aos indígenas que lutaram ao lado do Exército brasileiro. Ainda hoje há uma reserva que abriga remanescente das tribos. Leia também

BONITO - Mato Grosso do Sul SALVADOR - Bahia FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista BELÉM - Pará, turismo e atrativos sem iguais AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes CAMPOS DO JORDÃO - A ótima opção para curtir o friozinho da serra NATAL - Rio Grande do Norte RIO DE JANEIRO - Destino de beleza natural e muito charme FORTALEZA - Ceará  

veja também