Bonito (MS) proporciona ecoturismo com cachoeiras e mergulhos em águas límpidas

Bonito (MS) proporciona ecoturismo com cachoeiras e mergulhos em águas límpidas

Atualizado: Sexta-feira, 13 Fevereiro de 2009 as 12

Bonito é um município sul-mato-grossense com cerca de 17.000 habitantes, distante 330km de Campo Grande/MS. Está inserida na Serra da Bodoquena que é um maciço rochoso calcário elevado onde as águas infiltram e ressurgem na planície, formando os olhos d’água e os rios de águas límpidas. abriga o Parque Nacional da Serra da Bodoquena uma área de 77.232,00 (ha) e com sede no município.

O que se encontra nos arredores desta simpática cidade são atrativos naturais dos mais diversos. Rios de águas límpidas, cachoeiras em meio aos bosques, cavernas, dentre outras raras paisagens de grande beleza cênica e grande relevância ecológica.

Um fator que torna Bonito no Mato Grosso do Sul diferente de muitas regiões do Brasil são as rochas calcárias que existem na região, o que proporciona a existência de rios subterrâneos, sumidouros e ressurgências. O calcário também torna as águas de nossos rios cristalinas e transparentes, contribuindo para precipitar partículas em suspensão para o fundo dos leitos o que torna a água extremamente transparente.

Infra-estrutura

A cidade de Bonito bem estruturada e possuindo muitos restaurantes, bares, agências de viagens e serviços de hospedagem tudo isso para atender cerca de aproximadamente 70.000 pessoas que visitam Bonito por ano, sendo o turismo responsável por aproximadamente 56% dos empregos gerados. Os passeios turísticos pela região atendem aos mais variados estilos como caminhada, flutuação, cavalgada, mergulho autônomo e rapel, entre outros. E a busca por educação ambiental e cultural permeia grande parte destes lugares, tendo alguns desenvolvido atividades específicas na área. 

Muitos dos passeios, têm limites de visitas diárias e por grupo e os hotéis e pousadas em períodos de Alta Temporada estão sempre lotados. Fazer as reservas antes de sair de casa é fundamental para que tudo saia como o planejado.

Como chegar

De Carro:

Para quem vem de Campo Grande, num percurso de 260 km, pela BR 060 passando por Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Bonito. Vindo de São Paulo, via Presidente Prudente, entrando no Estado de Mato Grosso do Sul, até a primeira cidade do Estado, que é Bataguassu. Depois segue até o trevo de Nova Alvorada, em direção a Rio Brilhante, Maracajú, Guia Lopes da Laguna e Bonito. 

De Ônibus:

A única linha de ônibus que faz o trajeto saindo de Campo Grande até Bonito é a Viação Cruzeiro do Sul.

De Avião:

O Aeroporto de Bonito fica localizado na Rodovia MS 178 a 13 km do centro de Bonito, distante 285 km de Campo Grande-MS. O aeroporto de Bonito recebe voos charter operados pela TAM e TRIP.

veja também