Brasil é referência em turismo de eventos na América Latina

Brasil é referência em turismo de eventos na América Latina

Atualizado: Terça-feira, 26 Agosto de 2008 as 12

Como único latino-americano no TOP 10 dos países que mais sediam eventos no mundo, o Brasil vem atraindo a atenção dos mercados vizinhos.

Neste mês, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi convidada para compartilhar sua experiência de política de apoio à captação e à promoção de eventos internacionais durante a Expoeventos 2008, realizada em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 12 e 14 de agosto.

No encontro, que reuniu os países da região, o diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, falou sobre as principais estratégias do Instituto que têm contribuído para consolidar o país como líder na América Latina no segmento. Entre as experiências, Marcelo Pedroso ressaltou a importância de aproveitar a visita do turista de eventos para oferecer roteiros e serviços alternativos, de forma que ele permaneça mais dias no país.

Durante o evento, houve um encontro entre a ABEOC-SP (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e a AOCA (Associação Argentina de Organizadores e Promotores de Exposições e Eventos). A expectativa é que as duas entidades firmem um acordo de cooperação técnica que promova o intercâmbio de informações específicas no segmento em que atuam. "As Associações pretendem elaborar um plano de trabalho, com um cronograma de ações realizável. Este será um importante passo para que a América Latina esteja integrada e ocupe, ainda mais, um lugar de destaque no cenário mundial", finaliza Marcelo Pedroso.

Entre os TOP - De acordo com a ICCA (International Congress and Convention Association), a mais importante entidade internacional do setor, o Brasil assegurou a 8ª posição no ranking mundial com 209 eventos internacionais realizados em 2007. O País é o líder na América Latina e, nas Américas, só fica atrás dos Estados Unidos. Desde 2003, o país subiu 11 posições no ranking da ICCA - naquele ano era o 19º colocado, com 62 eventos.

veja também